+3 votos
427 visitas
em Observações Astronómicas por Stardust (280 pontos)
Olá queridos astrônomos amadores e profissionais (que podem representar também os amadores). Estou com uma dúvida, nada muito radical, mas sim interessante.

Temos na história da astronomia diversos fenômenos e objetos cósmicos que recebem o nome de determinada pessoa em homenagem a mesma, por ter descoberto características novas.

Então vamos a questão: se por acaso eu encontrar uma estrela (ou semelhante) que de acordo com meus estudos astronômicos não foi catalogada, eu posso lhe dar um determinado nome específico? ou preciso comprová-la? Creio que é uma pergunta muito superficial, mas é que me ocorreu assim, de repente. Obrigado pela atenção.

1 Resposta

+1 voto
por Astrónomo Amador (2.8k pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta

Olá Jordan,

se hipoteticamente descobrisse uma nova estrela, que actualmente é praticamente impossível porque o céu é varrido constantemente por milhares de potentíssimos telescópios, a sua nomenclatura teria de ser aprovada pela União Astronómica Internacional. Esta, é uma é uma sociedade científica cujos membros individuais são astrónomos profissionais de diversos países e são eles que, entre outras matérias, regulam a nomenclatura oficial das estrelas (e muitos outros objectos estelares).

Poderá obter mais informações sobre a nomenclatura das estrelas e outros corpos celestes nesta ligação https://www.iau.org/public/themes/naming_stars/ e nesta https://en.wikipedia.org/wiki/Astronomical_naming_conventions/ (ambas em inglês)

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

190 perguntas

247 respostas

215 comentários

2.8k usuários

Contador de Visitas
...