Bosão de Higgs, porque foi tão importante a sua descoberta?

perguntou Nov 1, 2013 em Astrofísica por Fernando Fernandes AstroCurioso (1,810 pontos)
Porque razão se envestiu tanto na descoberta do Bosão de Higgs? Suponho que se tenha gasto milhões e milhões de euros só para se tentar provar a sua existência. Que benefícios práticos poderá nos trazer no futuro que possam compensar tamanho esforço? Suponho que não seja apenas a curiosidade humana.

0 votos
respondida Nov 4, 2013 por Ricardo Teixeira AstroCurioso (1,500 pontos)
O Bosão de Higgs é a melhor resposta a uma grande pergunta: Porque é que as partículas são diferentes umas das outras, tendo umas massas e outras não?  Sem o Bosão de Higgs as partículas não teriam massa e andariam todas à velocidade da luz. Não seria possível haver vida neste Universo, nem planetas nem estrelas.

O Bosão de Higgs é uma partícula elementar Bosônica prevista pelo Modelo Padrão de partículas. Esta partícula foi prevista por Peter Higgs, Robert Brout e François Englert em 1964 através de fórmulas matemáticas. Só em Março 2013 foi confirmada em a sua existência (resultados de uma experiência em 2012). Após 50 anos a "quebrar o átomo", colidindo protões com protões, descobrimos centenas de partículas sub-atómicas organizadas naquilo que chamámos Modelo Padrão (é uma teoria que descreve as forças fundamentais forte, força fraca e electromagnética, e as partículas fundamentais que constituem toda a matéria. Quase todos os testes experimentais das três forças descritas pelo Modelo Padrão estão de acordo com as suas predições. No entanto esta teoria não consegue descrever a gravidade). Mas havia uma peça que faltava neste puzzle- O Bosão de Higgs.

Assim foi dado mais um passo importante na procura pela compreensão do Universo. Procura esta que só acabará com a apresentação da Teoria do Tudo, uma Teoria que descreverá todas as leis do Universo.

169 utilizadores