+3 votos
1.3k visitas
perguntou em Astrofotografia por AstroCurioso (2.2k pontos)

No domingo passado tirei centenas de fotografias ao eclipse solar. Até aqui tudo bem. Acontece que a minha montagem não estava perfeitamente alinhada e o Sol não ficava perfietamente ao centro e tinha de ir corrigindo ao longo do tempo. O resultado é que tenho o Sol em centenas de imagens, mas se quiser por exemplo fazer um filme de time-lapse, não fica bem porque o Sol nunca está na mesma posição. Já experimentei vários tipos de software para tentar alinhar as fotografias mas nenhum funciona. O photoshop acha que não há área de sobreposição suficiente para alinhar as frames, e nos restantes como o Deep Sky Staker ou o Registax parece-me que não servem para este propósito. Algumas sugestões?

  

2 Respostas

+1 voto
respondida por (160 pontos)
Talvez o velho IRIS do Christian Buil seja útil.

Procurar na net, é freeware, a página tem bons tutoriais.
+1 voto
respondida por Astrónomo Avançado (8k pontos)

Esta situação também já me ocorreu. Tive de me socorrer de um software, que não foi fácil de encontrar, e sinceramente também não foi fácil configurar por forma a dar o resultado desejado.

O programa chama-se Hugin, e é no fundo um software para fazer panoramas. Mas esta ferramenta já é de tal forma poderosa que permite fazer muito mais coisas com ela, inclusive alinhar as fotografias do género que mencionou.

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

160 perguntas

202 respostas

172 comentários

202 usuários

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...