em Astrofísica por Astrónomo Amador (2.5k pontos)

Saiu hoje uma notícia sobre a descoberta, supostamente inédita da galáxia mais luminosa no universo mais próximo da Terra. Diz na notícia que a galáxia é a galáxia IRAS 08572+3915, já conhecida há 30 anos. Se a galáxia já era conhecida, fico sem perceber afinal qual é o cerne da descoberta e da sua importância? Talvez a notícia, como já é habito, não esteja formulada e sem toda a informação.

Alguém pode esclarecer?

Imagine que está a ver uma lâmpada muito ao longe. Podemos medir o seu brilho aparente, traduzido na magnitude aparente, por exemplo 12. Mas, não sabendo a distância a que a lâmpada se encontra de nós, a anterior medição (referente ao brilho aparente) não nos diz se a referida lâmpada é de 15 W, de 40 W ou de 150 W.

Só depois de saber a distância e com base nessa distância e na magnitude aparente poderemos chegar à magnitude absoluta, relacionada com uma distância padrão.  Só com a magnitude absoluta é que podemos saber qual a potência da lâmpada. No caso da galáxia, só depois de se saber a sua magnitude absoluta é que poderemos comparar o seu brilho intrínseco com o de outras galáxias e descobrir se é mais ou menso brilhante do que as outras. Para isso é preciso conhecer a distância a que essa galáxia se encontra.

Na resposta à pergunta das "estrelas cefeidas" está a equação que permite relacionar a magnitude aparente com a distância e com a magnitude absoluta, para estrelas.

A incerteza nas distâncias astronómicas aumenta  para as grandes distâncias. Para estrelas a distâncias da ordem dos 70 anos-luz a incerteza com que essas distâncias são conhecidas é menor do que 2%. Para distâncias da ordem do milhão de anos luz, a incerteza excede 25%. Para distâncias ainda maiores, a incerteza poderá exceder 50%. Portanto, a magnitude aparente associada a uma distância incorrecta levará à determinaçao de uma magnitude absoluta também incorrecta.

Um refinamento no conhecimento dessas distâncias levará a um melhor conhecimento da magnitude absoluta e, portanto a uma melhor comparação do brilho da galáxia em questão com outras galáxias cujas distâncias se conheçam melhor. Tudo leva a crer que se melhorou  o conhecimento dessa distãncia e que a galáxia em causa, afinal, está mais longe do que se pensava atá agora. Para o mesmo brilho aparente, se a distância for maior, o brilho intrínseco será maior, levando a considerar a galáxia mais luiminosa do que se supunha até então..

por AstroCurioso (1.6k pontos)

Bom dia Fernando Fernandes.

Na mesma notícia vem o seguinte paragrafo: "A descoberta, explicou, é inédita e interessante porque as galáxias com enorme luminosidade são mais comuns no universo distante, a seis ou sete mil milhões anos-luz da Terra". Portanto trata-se de um fenómeno anormal no nosso Universo Local, e portanto um excelente objecto para estudar e compreender melhor a origem desta enorme luminosidade.

A galáxia já era conhecida há 30 anos, mas ainda não tinha medido a sua luminosidade.