+2 votos
1k visitas
perguntou em Astrofísica por AstroCurioso (1.5k pontos)
recategorizado por

Gostaria de saber em que consiste um tornado espacial (ou tornado cósmico) e em que situações é que estes se formam?
HH 49 50
 

Fica aqui um aparte para anunciar que às segundas-feiras à noite no National Geographic Channel é transmitido a série Cosmos. Uma série que outrora fora apresentado pelo grande divulgador científico Carl Sagan e agora é apresentado por Neil deGrasse Tyson. Uma excelente série para os amantes de astronomia.

  

1 Resposta

+1 voto
respondida por Super-Nova (13.9k pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta

O tornado espacial é aquilo a que normalmente se chama um objecto de Herbig-Haro.

Quando as estrelas jovens se formam, o material que as rodeia é concentrado em discos de acreção que conduzem a matéria para a estrela recém-formada. A rápida rotação do disco de acreção perto da estrela leva a que parte do material se escape na forma de jactos polares que são expelidos a velocidades que chegam às centenas de quilómetros por segundo. O material está ionizado e quando estes jactos de material colidem com nuvens de poeira e de gás do meio interestelar dão origem a emissão de radiação que nós vemos sob a forma de luz e que iluminam o espaço em redor, dando origem ao fenómeno que aparece na imagem.

Os tornados cósmicos são comuns em zonas de formação estelar e de estrelas jovens e pensa-se que duram "apenas" alguns milhares de anos.

comentou por Galáctico (26.8k pontos)

Notícia de última hora

Registo com particular agrado a inscrição e colaboração no Astronomia Q&A do Dr João Calhau,  que começando como jovem astrónomo amador  já se licenciou e é mestre em Astronomia e Astrofísica.

Os esclarecimentos do Dr. João Calhau serão uma mais-valia para o Astronomia Q&A. Todos beneficiaremos com o seu conhecimento e clareza de explicação.

Guilherme de Almeida

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

162 perguntas

204 respostas

176 comentários

228 usuários

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...