Quanto mais massa tem uma estrela maior a sua idade?

+1 voto
812 visitas
perguntou 27 Ago, 2013 em Astrofísica por prof.novaes Stardust (260 pontos)
recategorizado 10 Set, 2013 por João Clérigo
A idade de uma estrela pode ser calculada comparando-se sua massa com a do Sol.
  

2 Respostas

+2 votos
respondida 22 Mar, 2014 por Joana Ascenso Astrónomo Avançado (5,380 pontos)
selecionada 22 Mar, 2014 por Administrador
 
Melhor resposta

A idade que uma estrela atinge é de facto função da sua massa, mas a relação é inversa. Ou seja, quanto mais massa tem uma estrela, menos tempo dura. Uma estrela como o Sol atinge idades de cerca de 10 mil milhões de anos, enquanto que uma estrela com 60 vezes a massa do Sol dura apenas cerca de 5 milhões de anos. Isto acontece apesar da estrela de maior massa ter realmente mais "combustível" para gastar, porque também o gasta a uma velocidade muito maior. Daí que as estrelas adultas massivas sejam também muito luminosas: a energia que produzem (e libertam) por unidade de tempo é extremamente elevada.

--

http://www.sp-astronomia.pt/documentarios

comentou 22 Mar, 2014 por Guilherme de Almeida Galáctico (25,370 pontos)

Notícia de última hora

Registo com particular agrado a inscrição e colaboração na Astronomia Q&A da Prof.ª Joana Ascenso ), astrofísica e especialista em formação estelar e propriedades de enxames de estrelas jovens. A Doutora Joana Ascenso trabalhou e trabalha regularmente no ESO (European Southern Observatory), na Alemanha e no  IAA (Instituto de Astrofisica de Andalucia). Possui um pós-doutoramento  no Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics. Dou-lhe desde já as boas-vindas

É uma enorme mais-valia podermos contar com os seus vastos conhecimentos, esclarecimentos  e explicações.

Guilherme de Almeida

0 votos
respondida 27 Ago, 2013 por prof.novaes Stardust (260 pontos)
editado 27 Ago, 2013 por Administrador
Ocorre justamente o contrário. Devemos observar a relação entre a massa de hidrogênio que esta possui de reserva e quanto já gastou. Como a reserva é diretamente proporcional à massa da estrela, e o gasto é proporcional à  temperatura, podemos dizer que o tempo de vida da estrela pode ser determinado multiplcando-se o tempo de vida do Sol pelo quociente entre as massas da estrela e do sol elevado a l-Alfa.

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

153 perguntas

194 respostas

163 comentários

179 usuários

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...