Meu caro,
Num binóculo 10x50, as quatro luas mais brilhantes, desde que não muito chegadas ao disco do planeta, são óbvias. Evidentes mesmo.
Portanto, se não as vê de forma evidente, há algum problema:
a) com o binóculo (qualidade ou bom estado);
b) com a regulação do mesmo( distância interpupilar ajustada e focagem diferenciada);
c) com a manutenção (objectivas e /ou oculatrres embaciadas ou sujas).
Supondo que a) não se verifica, tem a certeza de que focou o binóculo separadamente para cada olho? Mesmo nos binóculos de focagem central, que regulam as duas oculares ao mesmo tempo, há uma foicagem separada (na ocular direita) para corrigir a diferença que quase todos temos entre o olho esquerdo e o olho direito. Portanto, tape a objectiva direita e foque para o olho esquerdo, manuseando a focagem central; depois, tape a objectiva esquerda e foque para o oho direito, desta vez utilizando a focagem individual da ocular direita. Há quem sugira fechar um olho em vez de parar a objectiva, mas iso obriga e esfporço muccular para fechar o olho que deturpa momentaneamente a boa visão do olho aberto. Em seguida, com as duas oculares detapadas, regule a distância entre as duas metades do binóculo, de modo a que as duas imagens se fundam numa só, sem esforço. Melhorou?
Se não melhorou, veja se não tem uma fin+isima camada turva sobre as oculares, ou sobre as objectivas (superfícies opticas externas, é claro). Limpe com cuidado, começando com pincel macio, depois sopre e depois limpe com pano macio humedecido (água mais alcool isopropílico a 50%/50%, exercendo pouca pressão. Se não tem este álcool use álcool etílico, diluído a 50%50% em águae lipe com cuidado. O resultado melhorou agora?
Quanto ao disco menos recortado, convém saber que, trabalhando esse binóulo co pupila de saída de 5 mm, se o amigo tem astigmatismo num (ou ambos) os olhos, de mais de 1,5 D (D=dioptria), a focagem do binóoculo não compensa isso. Em tal caso, mantenha os seus óculos enquanto usa o binóculo e refaça a focagem para essas condições. O astigmatismo só tem pouca importância na observação instrumental quando a pupila de saída for menor do que 1 mm, pois em tal caso estará a usar apenas a parte central da córnea onde a desigualdade das curvaturas dos meridianos (da córnea) é insignificante.
Também há algum excesso de luz em Júpiter quando a pupila de saída é tão grande assim (5 mm).experimente usar um filtro entre a ocular e o olho
Boas observações.
Guilherme de Almeida