Para onde vai a matéria/energia que é atraída (sugada) pelos Buracos Negros?

+2 votos
13,510 visitas
perguntou 7 Jul, 2014 em Astrofísica por Antonio (210 pontos)
  

1 Resposta

+2 votos
respondida 7 Jul, 2014 por João Calhau Super-Nova (13,660 pontos)
selecionada 14 Jul, 2014 por Administrador
 
Melhor resposta

Um Buraco Negro forma-se quando uma estrela massiva (cerca de 15 a 20 massas solares) deixa de conseguir suportar o seu próprio peso.

Numa estrela na sequência principal, a estrela combate o colapso gravitacional através da pressão exercida pela radiação resultante da fusão de Hidrogénio no seu interior. Quando este combustível acaba, a estrela deixa de conseguir lutar contra a gravidade e começa a encolher. Eventualmente, a pressão e temperaturas aumentam o suficiente para começar a fusão do Hélio que resultou da reacção nuclear com o Hidrogénio original. O processo repete-se sucessivamente com a estrela a gerar elementos cada vez mais pesados. Eventualmente, chegamos ao núcleo de Ferro e, quando isto aconetece, começa a festa.

Formado o núcleo de Ferro, a estrela deixa de ser capaz de prosseguir com a fusão nuclear porque o processo passa a consumir energia em vez de a gerar. A estrela recomeça o colapso e as camadas exteriores caem contra o núcleo e ressaltam. A onda de choque expulsa as camadas exteriores da estrela numa explosão a que chamamos Supernova. A energia desta explosão é tão forte que é suficiente para criar o resto dos elementos da tabela periódica. Como dizia o Carl Sagan "We are star stuff".

Se a massa resultante tiver mais do que cerca de 3 massas solares, o colapso continua e o resto da estrela concentra-se num ponto infinitamente denso a que chamamos Singularidade. A gravidade torna-se tão forte que a partir de uma certa distância nada, nem mesmo a luz, consegue escapar à gravidade. A esta fronteira chamamos Horizonte de Eventos. É por a luz não conseguir escapar que lhes chamamos Buracos Negros.

Aos Buracos Negros chama-se, por vezes, "aspiradores cósmicos". O nome é enganador; A matéria absorvida po um buraco negro não vai a lado nenhum. A singularidade em si já é infinitamente pequena mas por cada porção de materia absorvida, o Horizonte de eventos expande-se. Pode-se dizer que a matéria absorvida por um buraco negro passa a fazer parte do próprio buraco negro. Mas isto não quer dizer que um buraco negro se vá expandir até engolir o Universo inteiro. Os buracos negros também morrem, num processo conhecido por "evaporação", na qual o Buraco Negro perde energia (e logo massa, porque E=mc*c). Pensa-se que, eventualmente, esta radiação (a radiação Hawking) leva ao desaparecimento do Buraco Negro, que "fecha".

Os Buracos Negros excitam bastante a imaginação de todos. Uma das razões é a sua associação teórica a objectos hipotéticos chamados Buracos de Verme. Estes seriam o resultado da ligação entre um Buraco Negro e um "Buraco Branco" (o oposto de um Buraco Negro, onde nada consegue entrar -só sair), formando uma ponte entre dois locais do Universo, ou até entre Universos diferentes. Mas aqui já começamos a entrar no campo da Ficção Científica ( e não quero com isto dizer que não seja possível - por vezes, a Ficção Científica acaba por prever coias que a Ciência depois, mais tarde, alcança). Ainda ninguém viu um Buraco Branco e, a existir, Um Buraco de Verme deveria ser tão instável que se uma partícula só que fosse passasse por ele, pensa-se que seria o suficiente para o colapsar, inutilizando-o. Pelo que, do que sabemos até agora, ainda não é desta que abrimos portais para as estrelas e viajamos de uma ponta à outra da galaxia num momento.

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

153 perguntas

193 respostas

162 comentários

179 usuários

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...