O que acontece se não houverem mais noites na terra?

+2 votos
1,062 visitas
perguntou Jul 15, 2014 em Sistema Solar por Jhadyr N Barros (140 pontos)
recategorizado Dez 11, 2014 por Guilherme de Almeida

Vamos supor que recebecemos uma fonte de luz vinda do espaço derivada de algum fenômeno natural e essa luminosidade fosse capaz de impedir a noite no nosso planeta,o que aconteceria ao nosso planeta? Teríamos um super crescimento das plantas e algas? Teríamos excesso de oxigênio?

Mesmo sendo uma luz idêntica ao espectro solar, teríamos mudanças muito radicais nas temperaturas do planeta? Como isso afetará a calota polar? Teríamos como sobreviver a um evento dessa magnitude?

  

1 Resposta

+1 voto
respondida Jul 16, 2014 por João Calhau Super-Nova (13,660 pontos)

Confesso não ser a melhor pessoa para responder à pergunta, já que os meus conhecimentos de Biologia são limitados, mas a questão é tão interessante que vou tentar à mesma. Mas vai encontrar muitos "possivelmente" e "provavelmente" nesta pequena divagação.

Quando se refere a uma segunda fonte de luz, presumo que esteja a considerar esta segunda fonte como permanente.

Caso deixasse de haver ciclo dia/noite, mais especificamente se fosse sempre de dia, então registaríamos um aumento de temperatura tremendo que "estufaria" a superfície da Terra - as calotas polares derreteriam.

Mas mesmo que não considerassemos o calor, os problemas não acabariam aqui.

Animais nocturnos provavelmente extinguir-se-iam porque a mudança não daria tempo suficiente à evolução para os adaptar às novas condições. Provavelmente, as plantas morreriam também; afinal a maioria das plantas "superiores" (practicamente todos os membros do reino Plantae) dependem da luz do Sol para a fotossíntese mas têm também, durante a noite, um ciclo complementar com Dióxido de Carbono. Luz permanente provavelmente afectaria este ciclo e não permitiria às plantas obter a energia necessária para sobreviver.

Sobrevivência humana nestas condições seria muito dificil e obrigar-nos-ia a entrar no campo da ficção científica (cidades estufa, com ciclos dia/noite artificiais; "emigrar" para outro planeta, etc). Isto admitindo que conseguiríamos reagir com a rapidez necessária.

Talvez pudesse existir vida na Terra nestas condições. A vida é muito resistente e existe em condições que nós, como humanos, consideramos impensáveis. Mas, a existir, seria uma forma de vida diferente da que conhecemos...

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

146 perguntas

186 respostas

157 comentários

176 utilizadores

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...