+1 voto
863 visitas
perguntou em Sistema Solar por AstroCurioso (2.2k pontos)
recategorizado por

Está hoje nas notícias, ou pelo menos no site da TSF a notícia, Asteróide com "pirâmide negra" a caminho da Terra. Diz a notícia que os cientistas que analisaram as imagens, revelam que na sua superfície está uma estrutura em forma de pirâmide de cor negra.

Será que alguém pode levantar mais informações sobre a veracidade desta noticia?

  

1 Resposta

+1 voto
respondida por Super-Nova (13.8k pontos)
editado por
 
Melhor resposta

Penso que se trata de uma falsificação.

O link do próprio video que disponibilizou apresenta vários pontos contra a veracidade desta "descoberta".

O Astropt tem um bom artigo sobre o assunto.

A linguagem será, talvez, um pouco "áspera" na medida em que o autor do post revela pouca paciência para estas coisas, mas os pontos que respondem à sua pergunta estão lá. Eles são:

  1. No video de youtube em que se baseia a noticia afirma-se que a pirâmide terá sido descoberta pelo NEOSsat que pertenceria à ISRO. Mas o NEOSsat é Canadiano e a ISRO é Indiana.
  2. Os artigos científicos citados não fazem qualquer referência à existência de uma pirâmide negra no asteróide. Ou em qualquer outro local.
  3. Não possuimos instrumentos suficientemente potentes para ter imagens daquelas de um asteróide tão pequeno (cerca de 500m) a uma distância tão grande (160 milhões de quilómetros). Temos realmente umas boas imagens da possivel superficie do asteróide, mas estas são simulações de computador baseadas em dados de radar, não são imagens tiradas por aparelhos.

Existe ainda mais algumas afirmações em como o asteróide chocara com a Terra. Havia (e há) essa hipótese mas é muito diminuta (há mais de 99,9% de hipótese de falhar, se não estou em erro).

De modo que, a existirem, não será por ai que vida inteligente extraterrestre chegará à Terra...

comentou por AstroCurioso (2.2k pontos)
+1
Obrigado pela resposta. Só me custa a compreender como é que uma agência como a TSF se presta a publicar estas notícias.
comentou por AstroCurioso (2.2k pontos)
+1
Ok... fui agora ler de novo a notícia e a mesma já foi ligeiramente alterada...
comentou por Super-Nova (13.8k pontos)
+1
Não tem nada que agradecer, estamos todos cá para nos ajudarmos uns aos outros.

O Problema da TSF é o problema da Internet em geral. Com a disponibilidade imediata de informação, a tendência é publicar coisas "de última hora", muitas vezes sacrificando a procura de fontes que verifiquem a mesma...

E sim, tem razão, parece que a noticia foi corrigida :-)

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

161 perguntas

203 respostas

176 comentários

214 usuários

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...