O que existe para além do limite do Universo?

+2 votos
26,391 visitas
perguntou 1 Ago, 2014 em Cosmologia por João Clérigo AstroCurioso (2,180 pontos)
recategorizado 11 Dez, 2014 por Guilherme de Almeida
Se por agum acaso, alguma vez fosse possivel chegar à ponta extrema do universo. e tendo em consideração a formulação da teoria do balão, seria possivel sair para fora? O que existirá para fora dessa extremidade? Outro universo? Nada?
  

1 Resposta

+1 voto
respondida 1 Ago, 2014 por João Calhau Super-Nova (13,840 pontos)
selecionada 10 Out, 2014 por Administrador
 
Melhor resposta

Esta é uma pergunta tão "grande" que eu nem sei por onde lhe pegar! Mas vou tentar :-)

A teoria mais aceite entre a comunidade é de que o Universo terá começado com uma explosão de energia a partir de um ponto infinitamente pequeno e concentrado a que chamamos "singularidade" Este terá sido o Big-Bang e terá acontecido há cerca de 13,5 mil milhões de anos. Não sabemos "de onde" veio essa energia. Só podemos descobrir o que aconteceu depois.

Há medida que o Universo se expande, arrefece. Formaram-se os átomos que eventualmente se aglomeraram para formar moléculas e matéria mais "pesada" que acabaria por dar origem às estrelas e estruturas maiores como sejam as galáxias. Hoje, pensa-se que estas se terão formado quando a matéria normal foi arrastada pelo colapso gravitacional de grandes quantidades de matéria escura a que chamamos Halos de Matéria Escura.

Actualmente, o Universo está em expansão acelerada e é previsível que assim continue. Desta forma, o "nosso" futuro será a expansão contínua até as estrelas deixarem de ter combustível para queimar ou para se formar e o Universo "apagar as luzes". Se a taxa de expanção aumentar, poderemos ainda ter uma expansão tão desenfreada que até o espaço entre estrelas aumenta de forma assinalável e o Universo "rasga-se" aos bocadinhos (Big Rip). Ou então talvez a energia escura diminua os seus efeitos e a gravidade se volte a impor. Então teremos um efeito contrário ao do Bi-Bang em que o Universo colapsará sobre si próprio numa nova singularidade (Big Crunch). Mas o mais provável, pelo que sabemos, é que a expansão continue.

Posto tudo isto, o que há para lá do Universo? A resposta mais simples, e também a mais honesta é: Não sabemos.

Talvez haja um Super Universo" do qual o nosso não seja mais do que uma pequena parte e onde possa existi outros Universos-ilha num espaço infinito onde se possam expandir sem limites.

Ou talvez o próprio espaço esteja a ser criado à medida que o Universo se expande. Talvez o Universo se enquadre num espaço de dimensões superiores às nossas, o que faz com que não o possamos detectar.

Talvez o nosso Universo não seja mais que o interior de um Buraco Negro num outro Universo e talvez cada novo buraco negro traga um universo dentro de si.

As ideias são muitas, cada uma mais cativante que a outra mas, infelizmente, a resposta parece ser mesmo "não sabemos".

comentou 25 Ago, 2014 por Fabio (100 pontos)

É complicado mesmo, completando, imagine-se você no espaço, não temos uma boa noção da distância, para chegar a uma extremidade do universo, não sabemos se ir para frente ou para traz, descer ou subir vamos chegar em algum lugar, o espaço sideral é um mistério muito além ainda da compreensão da humanidade.

Tem momentos que fico tentando imaginar, se tudo surgiu do big-bang, a menor partícula surgiu tudo isso que conhecemos, o que existia antes da explosão!!! Nada, ou estamos dentro de outro universo que surgiu após o fim de outro, tem muita coisa ainda para ser desvendada, para onde vamos, qual o propósito, qual o fim!

Tem um artigo que eu estava lendo que é bem bacana "Por que tudo gira no universo?", caso tenham interesse segue o link http://hypescience.com/por-que-tudo-gira-universo/

 

 

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

156 perguntas

202 respostas

170 comentários

189 usuários

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...