Por que o dia marciano tem praticamente a mesma duração do dia terrestre?

+2 votos
296 visitas
perguntou 3 Nov, 2014 em Sistema Solar por Luiz Pereira (140 pontos)
...
  

1 Resposta

0 votos
respondida 4 Nov, 2014 por Guilherme de Almeida Super-Nova (24,890 pontos)
editado 8 Dez, 2014 por Guilherme de Almeida
Bom, não creio que exista uma razão específica para tal.

O periodo de rotação de cada planeta resulta de dois processos: da velocidade  angular que teve na sua origem e, depois, no efeito sobre o momento angular de rotação, resultante da acreção de massa que converteu planetesimais iniciais em planetas actuais, pela captação da matéria circundante.

No sistema solar, há periodos de rotação variados, desde menos de 10 horas (terrestres), caso de Júpiter, até  mais de 240 dias (terrestres, caso de Vénus. Existem exemplos de períodos de rotação entre estes amplos limites e por isso não será suprpreendente que um dado planeta apresente um período de rotação muito parecido com o da Terra. Ou seja, 24 horas 39 minutos e 35,244 segundos para Marte e 24 h para a Terra (dias solares médios). Outra proximidade de valores é a inclinação do eixo de rotação em relação à perpendicular ao respectivo plano orbital: 25,19º para Marte e 23,44º para a Terra.

Guilherme de Almeida

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

149 perguntas

188 respostas

159 comentários

172 usuários

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...