A UE está a desenvolver algum programa de deteção e eliminação de meteoros potencialmente perigosos?

+1 voto
86 visitas
perguntou Ago 28, 2013 em Sistema Solar por Marco_12 Stardust (440 pontos)
recategorizado Dez 11, 2014 por Guilherme de Almeida
Após o incidente em Cheliabinsk na Rússia, derivado da entrada de um meteoro na atmosfera terrestre, tornou-se público a existência de uma aparente maior vontade por parte das agências e governos mundiais num maior controlo destes corpos celestes.

A ESA estará, neste momento a considerar, ou está já a trabalhar numa resposta mais firme, no que diz respeito a este fenómeno através de novas tecnologias e outros apoios adicionais para os astronomos profissionais e amadores?
  

2 Respostas

+1 voto
respondida Ago 29, 2013 por Fernando Fernandes AstroCurioso (1,810 pontos)

Pelo que me pude aperceber, a Agencia Espacial Europeia tem um programa, chamado de Space Situational Awareness - Near Earth Objects. Nesta página pode encontrar-se alguma informação sobre o projecto.

+1 voto
respondida Set 26, 2013 por Vera Gomes Astrónomo Avançado (5,290 pontos)
É preciso fazer uma distinção: A União Europeia (constituida por: Comissão Europeia, Parlamento Europeu e Conselho Europeu) não é a ESA nem a ESA faz parte da União Europeia. A ESA é uma instituição europeia, com mecanismo de funcionamento e aprovação de decisões especifico e dos seus membros fazem parte Estados que também pertencem à União Europeia .

Depois disto, posso apenas acrescentar a Comissão Europeia prevê no orçamento multianual 2014-2020 financiamento para projectos na área de detecção de objectos extra-terrestres, como asteroides e afins. Também prevê investimento na área de lixo espacial : )

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

146 perguntas

186 respostas

157 comentários

176 utilizadores

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...