Para onde é o Norte, no céu e nos mapas celestes?

+5 votos
1,349 visitas
perguntou 12 Dez, 2014 em Observações Astronómicas por Guilherme de Almeida Galáctico (26,030 pontos)
editado 23 Dez, 2017 por Guilherme de Almeida

Num mapa da superfície terrestre, ou num globo terrestre, é fácil saber para que lado é o norte, para onde fica o Sul, o este e o oeste. Mas no céu, olhando para a elusiva abóbada celeste, como é que estes conceitos direccionais se aplicam? Por isso mesmo, aqui vai mais uma pergunta "caça-perguntas".

Numa outra pergunta no "Astronomia Q & A", esclareci a diferença entre norte magnético e norte geográfico ( http://astronomia.galactica.pt/60/norte-magn%C3%A9tico-e-norte-verdadeiro ) . Vamos agora levar estes conceitos para os mapas do céu e para as observações celestes.

Vou agora fazer a distinção entre norte terrestre e norte celeste. Por "norte terrestre", entende-se o norte geográfico já referido na tal outra resposta.

Mais interessante nas observações astronómicas e na interpretação dos aspectos do céu é o norte celeste e,  por extensão, o sul celeste, oeste celeste e este (ou leste) celeste. Trata-se de conceitos importantes, por exemplo, quando movimentamos, um binóculo, ainda um telescópio (ou até mesmo os nossos olhos), apontando-os em diferentes direcções do céu, ou fazendo deslocamentos angulares com eles .É o que vamos ver de seguida.

NORTE CELESTE

Dado um ponto qualquer do céu, "ir para norte" a partir daí é seguir um arco no sentido do pólo celeste norte. É a isto que se chama percorrer o céu no sentido do norte celeste. Grosso modo, é ir "a direito" daí para o pólo celeste norte. Só que, na esfera celeste, o "ir a direito" é seguir um arco de círculo máximo. Se olharmos para o horizonte norte, acima do pólo celeste norte (aproximadamente acima da estrela Polar), o sentido para norte é para baixo. À esquerda do pólo celeste norte, o sentido para norte é para a nossa direita. À direita do pólo celeste norte, o sentido para norte é para a nossa esquerda. Abaixo do pólo celeste norte, o sentido norte é para cima. Se olharmos precisamente acima do horizonte sul, o sentido norte é para cima também.

NOTA: Como a estrela Polar está actualmente apenas a 0,7º do pólo celeste norte, ir, a partir de um qualquer ponto do céu, "no sentido do pólo celeste norte" é aproximadamente o mesmo que "ir no sentido da estrela Polar".

SUL CELESTE

O sentido sul celeste define-se como o oposto do sentido norte celeste. Dado um ponto qualquer do céu, definindo o arco que passa por esse ponto e pelo pólo celeste norte, o sentido sul celeste é sobre esse mesmo arco, mas "a fugir" do pólo celeste norte. Olhando para o horizonte norte, acima do pólo celeste norte, o sentido para sul é para cima. Abaixo do pólo celeste norte, o sentido para sul é para baixo. À esquerda do pólo celeste norte, o sul celeste fica para a nossa esquerda, etc. Olhando acima do horizonte sul, o sentido sul celeste é para baixo.

OESTE CELESTE

O oeste celeste é o sentido do movimento aparente da esfera celeste. Olhando para o horizonte norte, acima do pólo celeste norte, o oeste é para a nossa esquerda. À esquerda do pólo celeste norte, o sentido para oeste é para baixo A baixo do pólo celeste norte, o oeste é para a nossa direita. À direita do pólo celeste norte, o oeste celeste é para cima. Olhando precisamente acima do horizonte sul, o sentido do oeste celeste é para a nossa direita.

ESTE (OU LESTE) CELESTE

O sentido este (ou leste), no céu é o sentido contrário do movimento aparente da esfera celeste. Olhando para o horizonte norte, acima do pólo celeste norte, o este é para a nossa direita. À esquerda do pólo celeste norte, o sentido para este é para cima. A baixo do pólo celeste norte, o este é para a nossa esquerda . À direita do pólo celeste norte, o este celeste é para baixo. Olhando precisamente acima do horizonte sul, o sentido do este celeste é para a nossa esquerda.

Quem tiver algo a perguntar, para esclarecimento adicional, faça favor de o fazer.

O nosso livro "Observar o Céu Profundo" também tem esquemas ilustrativos destes conceitos (veja-se o Capítulo 4).

Referência e sinopse  em:
http://www.platanoeditora.pt/index.php?q=C/BOOKSSHOW/18
Índice completo: http://www.platanoeditora.pt/files/271/964.pdf

Introdução Integral: http://www.platanoeditora.pt/files/271/967.pdf

Esta informação foi-lhe útil? Se foi útil, dê-lhe o seu voto.

Boas observações

GA

  

1 Resposta

+1 voto
respondida 6 Mar, 2017 por Guilherme de Almeida Galáctico (26,030 pontos)
selecionada 10 Mar, 2017 por Administrador
 
Melhor resposta
Esta abordagem (acima) complementa e desenvolve
a explicação do norte magnético e do  norte verdadeiro.

Escrevi-a para  ilustrar o conceito das direcções no céu,  e nos mapas celestes,
o que nem sempre é intuitivo.

Guilherme de Almeida

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

156 perguntas

202 respostas

169 comentários

185 usuários

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...