Para onde é o Norte, no céu e nos mapas celestes?

+2 votos
1,140 visitas
perguntou Dez 12, 2014 em Observações Astronómicas por Guilherme de Almeida Super-Nova (24,440 pontos)
editado Out 17, 2015 por Guilherme de Almeida

Aqui vai mais uma pergunta "caça-perguntas".

Numa outra pergunta no "Astronomia Q & A", esclareci a diferença entre norte magnético e norte geográfico ( http://astronomia.galactica.pt/60/norte-magn%C3%A9tico-e-norte-verdadeiro ) . Vamos agora levar estes conceitos para os mapas do céu e para as observações celestes.

Vou agora fazer a distinção entre norte terrestre e norte celeste. Por "norte terrestre", entende-se o norte geográfico já referido na tal outra resposta.

Mais interessante nas observações astronómicas e na interpretação dos aspectos do céu é o norte celeste e,  por extensão, o sul celeste, oeste celeste e este (ou leste) celeste. Trata-se de conceitos importantes, por exemplo, quando movimentamos, um binóculo, ainda um telescópio (ou até mesmo os nossos olhos), apontando-os em diferentes direcções do céu, ou fazendo deslocamentos angulares com eles .É o que vamos ver de seguida.

 

NORTE CELESTE

Dado um ponto qualquer do céu, "ir para norte" a partir daí é seguir um arco no sentido do pólo celeste norte. É a isto que se chama percorrer o céu no sentido do norte celeste. Grosso modo, é ir "a direito" daí para o pólo celeste norte. Só que, na esfera celeste, o "ir a direito" é seguir um arco de círculo máximo. Se olharmos para o horizonte norte, acima do pólo celeste norte (aproximadamente acima da estrela Polar), o sentido para norte é para baixo. À esquerda do pólo celeste norte, o sentido para norte é para a nossa direita. À direita do pólo celeste norte, o sentido para norte é para a nossa esquerda. Abaixo do pólo celeste norte, o sentido norte é para cima. Se olharmos precisamente acima do horizonte sul, o sentido norte é para cima também.

 

SUL CELESTE

O sentido sul celeste define-se como o oposto do sentido norte celeste. Dado um ponto qualquer do céu, definindo o arco que passa por esse ponto e pelo pólo celeste norte, o sentido sul celeste é sobre esse mesmo arco, mas "a fugir" do pólo celeste norte. Olhando para o horizonte norte, acima do pólo celeste norte, o sentido para sul é para cima. Abaixo do pólo celeste norte, o sentido para sul é para baixo. À esquerda do pólo celeste norte, o sul celeste fica para a nossa esquerda, etc. Olhando acima do horizonte sul, o sentido sul celeste é para baixo.

 

OESTE CELESTE

O oeste celeste é o sentido do movimento aparente da esfera celeste. Olhando para o horizonte norte, acima do pólo celeste norte, o oeste é para a nossa esquerda. À esquerda do pólo celeste norte, o sentido para oeste é para baixo A baixo do pólo celeste norte, o oeste é para a nossa direita. À direita do pólo celeste norte, o oeste celeste é para cima. Olhando precisamente acima do horizonte sul, o sentido do oeste celeste é para a nossa direita.

 

ESTE (OU LESTE) CELESTE

O sentido este (ou leste), no céu é o sentido contrário do movimento aparente da esfera celeste. Olhando para o horizonte norte, acima do pólo celeste norte, o este é para a nossa direita. À esquerda do pólo celeste norte, o sentido para este é para cima. A baixo do pólo celeste norte, o este é para a nossa esquerda . À direita do pólo celeste norte, o este celeste é para baixo. Olhando precisamente acima do horizonte sul, o sentido do este celeste é para a nossa esquerda.

Quem tiver algo a perguntar, para esclarecimento adicional, faça favor de o fazer.

O nosso livro "Observar o Céu Profundo" também tem esquemas ilustrativos destes conceitos (veja-se o Capítulo 4).

Referência e sinopse  em:
http://www.platanoeditora.pt/index.php?q=C/BOOKSSHOW/18
Índice completo: http://www.platanoeditora.pt/files/271/964.pdf

Introdução Integral: http://www.platanoeditora.pt/files/271/967.pdf

Esta informação foi-lhe útil? Se foi útil, dê-lhe o seu voto.

Boas observações

GA

  

1 Resposta

+1 voto
respondida Mar 6 por Guilherme de Almeida Super-Nova (24,440 pontos)
selecionada Mar 10 por Administrador
 
Melhor resposta
Esta abordagem (acima) complementa e desenvolve
a explicação do norte magnético e do  norte verdadeiro.

Escrevi-a para  ilustrar o conceito das direcções no céu,  e nos mapas celestes,
o que nem sempre é intuitivo.

Guilherme de Almeida

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

146 perguntas

186 respostas

157 comentários

176 utilizadores

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...