Porque é que não ouvimos som no Espaço e mesmo assim o cosmos é ensudecedor?

+3 votos
9,930 visitas
perguntou 14 Dez, 2014 em Cosmologia por Flávio Silva (200 pontos)
reclassificado 15 Dez, 2014 por Guilherme de Almeida
  

1 Resposta

+1 voto
respondida 15 Dez, 2014 por João Calhau Super-Nova (13,660 pontos)

Existem dois tipos de onda: mecânica e electromagnética. A luz é o exemplo mais bem conhecido de uma onda electromagnética. O som é um bom exemplo de uma onda mecânica.

Uma onda pode ser de um de três tipos:

  • transversa (a vibração é feita perpendicularmente à direcção do movimento - a luz, embora uma onda electromagnética, é um excelente exemplo de uma onda transversa),
  • longitudinal (a vibração é feita paralelamente à direcção de propagação)  
  • de superfície (em que a onda viaja entre dois meios diferentes (como as ondas do mar)

O som é uma onda mecânica longitudinal. Quer isto dizer que o som se propaga através da compressão e distensão de um meio de propagação (o ar, no caso da fala, embora possa ser igualmente transmitido por líquidos e sólidos). Como onda mecânica que é, requer um meio de propagação - precisa de particulas entre as quais a energia da onda possa ser transmitida. Isto significa que no espaço, onde o meio é extremamente rarefeito (existem menos de um átomo por metro cúbico de volume), não existe maneira de a energia se transmitir entre particulas. Não pode haver vibração e o som não se transmite. É por isso que não ouvimos som no espaço, pelo que se um dia encontrar um professor de física sádico que o meta a fazer um teste e lhe diga para calcular o tempo que demora a ouvir na Terra uma Explosão que tenha acontecido na Lua sabendo que a velocidade do som é de 340m/s, pode responder impossível e passar à frente :-)

 

Receio não ter compreendido o que queria dizer com o cosmos ser ensurdecedor. Poderia expecificar?

comentou 15 Dez, 2014 por Flávio Silva (200 pontos)
editado 15 Dez, 2014 por Flávio Silva
Obrigado pela explicação. Tinha só uma ideia geral das coisas mas  especificamente nao sabia; porque as falta me o vocabulário para explicar as ideias. Também vejo nas notícias que os cientistas dizem que  o universo está cheio de (sons) e os convertem para a nossa audição.Como o ruído do big bang ou os pulsares. Então deduzo que convertem as ondas electromagnéticas geradas por estrelas, planetas, galaxias em som audível. Daí ter perguntado universo ensurdecedor...
comentou 16 Dez, 2014 por João Calhau Super-Nova (13,660 pontos)
editado 17 Dez, 2014 por João Calhau
É de facto isso que acontece.

Dada a informação retirada de espectros electromagnéticos, converte-se esses valores para sons audíveis e conseguimos, por exemplo, ouvir as trovoadas de Júpiter. Mas não se trata de som que nos tenha chegado desde lá. Isso é impossivel. Trata-se de "luz" transformada em som.

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

150 perguntas

188 respostas

161 comentários

175 usuários

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...