Existem dois tipos de onda: mecânica e electromagnética. A luz é o exemplo mais bem conhecido de uma onda electromagnética. O som é um bom exemplo de uma onda mecânica.
Uma onda pode ser de um de três tipos:
-
transversa (a vibração é feita perpendicularmente à direcção do movimento - a luz, embora uma onda electromagnética, é um excelente exemplo de uma onda transversa),
-
longitudinal (a vibração é feita paralelamente à direcção de propagação)
-
de superfície (em que a onda viaja entre dois meios diferentes (como as ondas do mar)
O som é uma onda mecânica longitudinal. Quer isto dizer que o som se propaga através da compressão e distensão de um meio de propagação (o ar, no caso da fala, embora possa ser igualmente transmitido por líquidos e sólidos). Como onda mecânica que é, requer um meio de propagação - precisa de particulas entre as quais a energia da onda possa ser transmitida. Isto significa que no espaço, onde o meio é extremamente rarefeito (existem menos de um átomo por metro cúbico de volume), não existe maneira de a energia se transmitir entre particulas. Não pode haver vibração e o som não se transmite. É por isso que não ouvimos som no espaço, pelo que se um dia encontrar um professor de física sádico que o meta a fazer um teste e lhe diga para calcular o tempo que demora a ouvir na Terra uma Explosão que tenha acontecido na Lua sabendo que a velocidade do som é de 340m/s, pode responder impossível e passar à frente :-)
Receio não ter compreendido o que queria dizer com o cosmos ser ensurdecedor. Poderia expecificar?