Porque razão aparecem tão poucos comentários às respostas ?

+3 votos
397 visitas
perguntou Dez 26, 2014 em Diversos por Guilherme de Almeida Super-Nova (24,440 pontos)
editado Dez 12, 2016 por Guilherme de Almeida

O Forum Astronomia Q&A (Perguntas e Respostas de Astronomia)  é único no género no panorama nacional. É um bom "produto", muito útil e fruto de uma boa aposta na divulgação da Astronomia.

-  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -

Para o tornar ainda melhor, seria bom que mais pessoas se registassem e que mais pessoas fizessem perguntas.

Do panorama das perguntas, respostas, comentários e acessos ao AstronomiaQ&A, podemos extrair conclusões úteis, que nos apontem o rumo a seguir, pois queremos melhorar.

É preciso mais intervenção por parte dos utilizadores do Astronomia Q&A, que todos queremos que seja maior, mais dinâmico e, se possível, ainda melhor.

Por enquanto, aparecem poucos comentários às respostas.

Quem responde, ou comenta, quase não obtém feedback pelo que fez.

É surpreendente que se dêem mais pontos às perguntas do que às (boas) respostas.

Infelizmente, da pouca intervenção dos leitores podem resultar dois problemas:

1. Liquidar a vontade de  colocar perguntas.

2. Queimar a vontade de responder às perguntas feitas por outro(a)s...Vendo bem, afinal para quê alguém dar-se ao trabalho [e tempo] de responder, se tão poucos comentam? ( isto pode significar que são poucos os que lêem as respostas).

É imperioso que haja mais dinâmica! Queremos fazer melhor!

Nota-se também que poucas pessoas se dão ao trabalho de clicar dando votos a perguntas ou a respostas ou a comentários! Nenhuma pergunta tem mais de 5 votos!. Porque será ???

Gostaria imenso de ter respostas para estas minhas perguntas...Ou, melhor ainda, ver este panorama melhorar substancialmente.

GA

  

2 Respostas

+1 voto
respondida Out 17, 2015 por André Bahia AstroNovato (780 pontos)
Este é o único espaço que conheço dedicado inteiramente às perguntas de curiosos (e mais experientes também) sobre assuntos relacionados à astronomia.

É muito bom que exista um espaço assim!

E realmente uma pena que este espaço esteja tão subutilizado.

Eu gostaria de contribuir mais, porém na maioria dos casos, ou não vejo como responder à maioria das perguntas (por falta de conhecimento da minha parte) ou, não vejo o que acrescentar à resposta dada, pois via de regra elas são muito bem embasadas e respondem a contento a questão levantada.

Faço poucas perguntas, é verdade, pois tenho o hábito e fazer extensas pesquisas para solucionar minhas dúvidas, reservando a este espaço perguntas a cerca de questões que sei que terei muita dificuldade em encontrar respostas através de uma pesquisa.

Este é o meu caso, não sei se isto se aplica à maioria das pessoas...
comentou Out 17, 2015 por Guilherme de Almeida Super-Nova (24,440 pontos)
editado Out 17, 2015 por Guilherme de Almeida

Agradeço a sua resposta.

É objectiva e toca pontos de grande interesse. É como diz: quem não tem resposta, pode perguntar ou, pelo menos, consultar e aproveitar, lendo, o já considerável armazém de perguntas e respostas existentes no Astronomia Q&A.

Mais tarde ou mais cedo surge a necessidade de colocar uma pergunta e, aí sim, é preciso estar inscrito ("cadastrado", na gíria dos Foruns) no Astronomia Q&A

A solução será aproveitar e utilizar o melhor possível este interessante Forum de perguntas e respostas de Astronomia..

GA

+1 voto
respondida Out 19, 2016 por LUIS B. AstroNovato (600 pontos)

Não posso responder integralmente à pergunta (“Porque razão aparecem poucos comentários às respostas?”), porque cada um dos que participam terá as suas razões. Posso no entanto dar opinião com base no que tenho lido desde que me inscrevi há cerca de dois meses.

Como diria o senhor de La Palisse, o site pretende esclarecer dúvidas e portanto não é um Forum. Isto quer dizer que cada pergunta terá uma, duas ou excepcionalmente mais respostas complementares, mas não será fácil manter um grau elevado de interactividade. Quem responde é quem se sente com qualificação para o fazer e acredita que não corre o risco de cair no ridículo.

Como para manter conteúdo de qualidade existe uma moderação feita por notáveis, é óbvio que quem coloca perguntas - muitos são iniciados ou simples curiosos pelo tema Astronomia - sentirá algum constrangimento para contra-argumentar ou expor-se a responder, quando é de esperar que a seguir virá alguém com autoridade na matéria dar o esclarecimento correcto.

Apenas nos casos em que o autor da resposta admita que está a esclarecer somente uma parte da questão, dará oportunidade para alguém a complementar.

Por outro lado, tenho visto algumas respostas (certamente com boa intenção) que introduzem dados ou apartes que acabam por se desviar da essência ou até introduzir uma qualquer questão relacionada mas não colocada por quem fez a pergunta. Para quê então rebater essa questão marginal e criar a partir daí uma discussão polémica com quem se sabe ter uma sólida formação na especialidade? Este não é um site de “acho que..”.

O que talvez levasse mais gente a participar (e mais comentários, portanto) seria criar uma área em que cada um se sentisse completamente à vontade para descrever as suas experiências (independentemente do nível de conhecimento em que se encontre), as suas primeiras observações do céu nocturno, como faz para identificar as constelações, a utilização do seu binóculo, as dúvidas que tem quando olha para a Via Láctea, o aproveitamento de uma webcam num telescópio, um software de Astronomia...

Ou será que estou a sugerir uma coisa muito parecida com um Forum?

As minhas desculpas pela extensão do comentário e votos de que a boa ideia e a persistência em manter este site, tenham a justa recompensa em receptividade e número de participantes.

comentou Out 19, 2016 por Guilherme de Almeida Super-Nova (24,440 pontos)

Apreciei a sua resposta à minha questão. E concordo com muitos dos seus pontos de vista no que se refere às respostas. Obviamente responde quem se acha em condições de responder razoavelmente bem.

Mas quanto às perguntas e comentários a respostas, outras questões se põem:

a) no caso das perguntas, creio que aparecem poucas perguntas, talvez por que haja um certo acanhamento em as fazer; ou porque algumas pessoas podem achar (erradamente) que perguntar é fazer figura de ignorante, ou expor ignorância; mas ninguém nasceu ensinado e não há que ter acanhamento em perguntar;

b) no caso dos comentários, também creio que não há razão para eles não aparecerem; repare que por vezes as respostas podem não abranger toda a pergunta, ou ter pontos menos claros e o comentário pode ser muito útil no sentido de levar o autor da resposta (ou outra pessoa) a clarificar ou a  tocar em aspectos ainda não abrangidos na pergunta; ou podem (os comentários) levar outras pessoas a responder complementarmente; ou seja, os comentários às respostas podem contribuir para aumentar a eficácia e utilidade das respostas;

c) se de facto, como diz (e bem) para responder sem tropeçar é preciso saber alguma coisa do assunto, comentar — no sentido de solicitar clarificação ou uma diferente perspectiva da resposta já dada (por outro) — ajuda a resposta a melhorar e ganhar mais valor.

E todos ganharemos com mais perguntas e mais comentários às respostas.

Faço complemento da alínea "a)" aqui: http://astronomia.galactica.pt/223/porque-aparecem-aqui-t%C3%A3o-poucas-perguntas

Guilherme de Almeida

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

146 perguntas

186 respostas

157 comentários

174 utilizadores

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...