+4 votos
3.9k visitas
perguntou em Astrobiologia por (190 pontos)

Penso,

Composição da atmosfera Lunar

Hélio
Neônio
Hidrogênio
Argônio
25%
25%
23%
20%

Composição da atmosfera Terrestre

Nitrogênio
Oxigênio
Argônio
Dióxido de carbono
Vapor de água (variável com o clima)
78,08%
20,95%
0,93%
0,038%
~1%

Já que a queima do gás hidrogênio "presente em sua composição atmosférica"

produz vapor de água H2(g) +1/2 O2(g) → H2O(g) 

 

 

  

2 Respostas

+1 voto
respondida por Galáctico (26.8k pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta

Bom, as coisas não são assim tão directas.

Por exemplo, o facto de se dizer que a "atmosfera" lunar tem 23% de hidrogénio e que a atmosfera terrestre tem 21% de oxigénio pode levar, se estivermos distraídos, a pensar que a "atmosfera" lunar tem uma quantidade de hidrogénio (23%) quase igual à quantidade de oxigénio da Terra (21%).

Ora, a "atmosfera" da Lua tem uma massa por unidade de volume (junto à sua superfície ) de menos de

1/100 000 000 000 000 da massa de igual volume de  atmosfera terrestre.

Ou seja, por outras palavras mais convincentes,  1 metro cúbico de "atmosfera lunar", junto à superfície de Lua tem menos de 1/10^14 do número de moléculas existentes em igual volume de atmosfera terrestre ao nível do mar. Por isso os 21% e 23% atrás referidos reportam-se a realidades muito diferentes. Foi por isso que atrás escrevi "atmosfera" da Lua. O que lá está é uma "atmosfera residual", eventualmente alimentada, de forma muitíssimo escassa, por evaporação/libertação de gases a partir dos materiais do solo lunar

A expectativa de produzir oginénio por queima de uma infinitésima porção de hidrogénio seria ineficaz, para dizer o mínimo. E de onde viria o oxigénio necessário a essa queima?

Mesmo que tudo o mais fosse possível e de ser verdade, e não é, a gravidade lunar não é capaz de reter uma atmosfera, pelo simples facto de a velocidade de escape na Lua ser muito inferior à que que se verifica na nossa Terra (2,4 km/s na Lua e 11,2 km/s na  Terra). Assim sendo mesmo que por artes magicas se criasse uma atmosfera na Lua ela (essa atmosfera) ia-se embora rapidamente. De facto, a velocidade média de uma molécula de oxigénio, numa atmosfera aquecida pelo Sol, excede facilmente aquele valor de 2,4 km/s. Adeus atmosfera selenita (do grego Selene=Lua).

A "coisa" só seria possível contendo uma pequena atmosfera dentro de um espaço fechado, provavelmente em cúpulas montadas na superfície lunar. E esse ar teria de ser levado inicialmente da Terra e depois mantido, controlado e reciclado com auxílio de plantações dentro dessas estações montadas na superficie lunar. Mas sair cá para fora e caminhar alegremente na vertente da orla de uma cratera, a respirar ar lunar, fresco e primaveril, isso não...

Mais informação em http://en.wikipedia.org/wiki/Atmosphere_of_the_Moon

GA

comentou por (190 pontos)
Parabéns Guilherme de Almeida sua resposta é a melhor!
+1 voto
respondida por AstroCurioso (2.2k pontos)
Não sou um entendido na matéria, mas penso que algo não seria possivel, devido à sua baixa massa, que impossibilita a contenção de uma atmosfera útil. Colonização, a história já é outra e uma possibilidade muito maior.
comentou por (190 pontos)

A Agência Espacial Americana está com planos ambiciosos: iniciar um processo de terraformação da Lua, produzindo água a partir das rochas existentes no nosso satélite natural.

A missão RESOLVE (Regolith and Evironment Science and Oxygen & Lunar Volatile Extraction - sem tradução direta, mas algo como extração de regolitos lunares voláteis para produção de oxigênio) irá coletar solo lunar e aquecê-lo até uma temperatura na qual hidrogênio e oxigênio presentes nas amostras sejam liberados, e que quando combinados, formem água (água = H2O = dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio).

Como existem suspeitas de que há água congelada na lua, o RESOLVE com confirmará ou descartará essa teoria, pois quando as rochas forem aquecidas, caso haja água congelada lá, ela sairá em forma de vapor. O lançamento do equipamento está previsto para 2018, e claro que a quantidade de água produzida será bastante pequena, mas poderá abrir os caminhos para uma produção em larga escala e um dia viabilizar a vida humana naquele lugar.

Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/ciencia/NASA-planeja-criar-agua-e-oxigenio-na-Lua-ate-2020/#ixzz3NOsnh8q2 
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

162 perguntas

204 respostas

176 comentários

228 usuários

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...