As misteriosas plumas marcianas. O que são?

+3 votos
142 visitas
perguntou Fev 20, 2015 em Sistema Solar por Fernando Fernandes AstroCurioso (1,810 pontos)
Tenho lido recentemete em alguns sites, o avistamente de plumas na superfície de Marte. Não cheguei a nenhumka conclusão. Alguém poderá aqui expecular do que se tratam o qual a sua origem?
  

1 Resposta

+2 votos
respondida Fev 23, 2015 por João Calhau Super-Nova (13,660 pontos)
selecionada Fev 25, 2015 por Administrador
 
Melhor resposta

As plumas marcianas foram detectadas pela primeira vez em 2012 por, penso eu, astrónomos amadores em pelo menos duas ocasiões diferentes, tendo durado cerca de 10 dias em cada ocasião.

O que é anormal neste caso, é que as plumas subiram até 250km de altura. A atmosfera a essa altitude já é muito rarefeita - estamos na divisória entre o "ar" e o espaço exterior, pelo que não se espera que estas "névoas" apareçam ai.

Para lhe ser franco, não se sabe do que são compostas estas plumas mas há duas explicações que são tidas como as mais prováveis:

  • Talvez sejam nuvens de água ou dióxido de carbono gelados ou até poeira. Mas isso significa que os actuais modelos de dinâmica atmosférica terão de ser revistos de modo a incluirem a formação destas estruturas a tão grande altitude.
  • Ou talvez estejam relacionadas com as auroras. Já foram observadas auroras na mesma zona onde as plumas foram descobertas, associadas a grandes perturbações no campo magnético de Marte.

Mas a verdade é que não temos ainda uma ideia certa do que serão. Espera-se que futuras observações e missões ajudem a levantar o véu de mistério destas estruturas.

Pode ler mais sobre o assunto aqui (em inglês) e aqui (em português).

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

146 perguntas

186 respostas

157 comentários

176 utilizadores

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...