O perigo das explosões solares

+4 votos
273 visitas
perguntou Fev 25, 2015 em Diversos por Rogerio Almerico AstroCurioso (1,420 pontos)
editado Fev 25, 2015 por Administrador

Ouço falar com algum frequência que cada vez que o sol dá um “soluço”, leia-se, tem uma explosão solar, há perigos para o Planeta Terra. No entanto, nunca me lembro de ter assistido a nenhuma consequência dessas explosões... ou estarei errado?

  

1 Resposta

+1 voto
respondida Fev 25, 2015 por João Calhau Super-Nova (13,660 pontos)
selecionada Fev 25, 2015 por Administrador
 
Melhor resposta

As explosões solares não são perigosas para nós desde que estejamos no planeta Terra.

Estas explosões provocam a emissão de partículas de alta energia e radiação que são, é verdade, perigosas para nós e para a vida em geral. Contudo, aqui na Terra estamos protegidos desses perigos pelo campo magnético do nosso planeta e pela atmosfera. As emissões mais perigosas são partículas carregadas (protões e fotões de raios-X).

Os raios-X são parados pela alta atmosfera, não chegando nem perto da superfície do planeta. Contudo, causam perturbações na ionosfera o que pode dificultar algumas das nossas comunicações por radio. Em conjunto com a radiação ultravioleta, também causa o aquecimento da atmosfera. Um corpo aquecido tende a expandir-se pelo que isto tem o interessante efeito de aumentar o atrito que os satélites em orbitas baixas sofrem, o que pode fazer com que eles caiam mais depressa. Alem disso, podem ainda interferir com os sistemas de GPS.

Quanto às partículas carregadas, essas raramente atingem a Terra. Mas, quando o fazem, são, na sua maioria, capturadas pelo campo magnético da Terra (causando as auroras). As poucas (muito poucas, mesmo) que se escapam e atingem a superfície não são suficientes para alterar a quantidade de radiação que recebemos de dia para dia, pelo que não têm efeito na nossa saúde.

As mais fortes explosões solares ocorrem durante ejecções de massa coronal do Sol. Se estivermos "bem" alinhados, levamos com as partículas carregadas e radiação resultante dessas explosões e ai pode dar-se o que se chama de tempestade geomagnética. Estas tempestades podem estragar os nossos satélites, interferindo com os sistemas electrónicos, ou representar algum perigo para astronautas desprotegidos numa missão espacial. Mas monitorizando as ejecções de massa do Sol, podemos prever essas tempestades e avisar os astronautas, que se refugiam na ISS.

Quando estas tempestades se dão, as auroras podem aumentar bastante, sendo vistas em locais onde tal não acontece normalmente, a latitudes mais baixas.

Por isto já está a ver que quando se fala no perigo das radiações solares, estamos a referirmos mais ao impacto no nosso estilo de vida e na nossa tecnologia.

Se estiver interessado, poderá seguir este link (em inglês), para mais informações.

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

146 perguntas

186 respostas

157 comentários

174 utilizadores

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...