+2 votos
1.2k visitas
por Astrónomo Amador (2.5k pontos)
Na última foto enviada pela sonda Dawn, surgem dois pontos de luz que ainda não foram identificados. O que poderão ser, visto serem tão luminosos?

1 Resposta

+1 voto
por Galáctico (31.5k pontos)
editado por
Uma hipótese provável é que seja um albedo diferenciado localmente.  De momento ainda ninguém sabe a causa concreta.

Sucede algo semelhante com a nossa Lua. No disco lunar, a cratera de Aristarco constitui o ponto mais brilhante, evidenciando-se na fase de lua-cheia.  Com um telescópio, escolhendo uma amplificação que dê para observar todo o disco lunar  em simultâneo (cerca de 90x), o efeito é considerável: aquele ponto brilha muito mais do que as regiões em volta e quase parece uma luz acesa!

 Aristarco /Aristarchus encontra-se no hemisfério lunar norte. A sua localização em relação ao disco lunar pode ver-se aqui:

http://astrobob.areavoices.com/files/2010/08/Moon13d_Frank-Barrett-1024x1024.jpg     (Lua: imagem direita)

O brilho da cratera de Aristarco evidencia-se ainda mais de tempos a tempos e  existem debates e controvérsias sobre este fenómeno curioso. Como não podia deixar de ser, até a "teoria da conspiração" já o abraçou...

Quando só uma pequena fracção do disco lunar está iluminada (incluindo a região de Aristarco), esta região não se destaca de forma tão óbvia. Isto sugere uma região com propriedades reflectoras diferentes das partes circundantes. O efeito só é evidente quando os raios solares incidem  quase verticalmente na região, e desaparece sob incidências quase rasantes.

http://en.wikipedia.org/wiki/Aristarchus_%28crater%29

A verdadeira explicação do fenómeno em Ceres só será conhecida mais tarde, quando houver novos dados.

GA

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

179 perguntas

224 respostas

187 comentários

1.5k usuários

Contador de Visitas
...