Eclipse Solar 2015-03-20. Como observar em total segurança?

+1 voto
1,181 visitas
perguntou 11 Mar, 2015 por Fernando Fernandes AstroCurioso (1,970 pontos)
Se o tempo estiver bom, penso que no próximo dia 20 de Março poderemos observar um eclipse solar parcial em Portugal, estou certo?.Se sim, quais os cuidados que se deve ter para observar este eclipse em total segurança? Tenho uns binóculos e um pequeno telescópio, posso usa-los? Se sim como?
  

1 Resposta

0 votos
respondida 11 Mar, 2015 por Guilherme de Almeida Super-Nova (24,890 pontos)
editado 18 Mar, 2015 por Guilherme de Almeida

O eclipse do Sol ocorrerá de manhã, e pode ver o "horário" aqui: 

http://oal.ul.pt/eclipse-do-sol-20-mar-2015/

e mais ainda aqui: http://oal.ul.pt/efemerides-do-eclipse-solar-20-marco/

Com binóculos só poderá fazer observação directa em segurança usando  película-filtro Baader Astrosolar,em frente das objectivas. Veja aqui a película Baader: 

http://astrofoto.com.pt/_v2010/index.php?page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&product_id=182&category_id=93&manufacturer_id=0&option=com_virtuemart&Itemid=26

Esta película corta-se com uma tesoura normal. No pequeno telescópio também pode utilizar o Baader. A película é fina, mas muito eficaz. Tem de ser montada numa armação de cartão, fixada em frente do tubo do instrumento de observação, seja binóculo ou seja telescópio. Não se preocupe se a película não ficar bem estendida e apresentar algumas ligeiras ondulações.

http://www.backyard-astro.com/equipment/filters/baader.html

A armação do filtro deve ser bem fixada de modo a não se correr o risco dela cair durante a observação.

Nunca utilize filtros de ocular, pois estalam e os danos na visão, se isso acontecesse, seriam irreversíveis

Não improvise filtros, pois a eficácia filtrante tem de ser segura:  o  filtro Baader deixa passar apenas 1 parte da radiação solar em 100 000. Ou seja, transmissão de 0,001%. Use este filtro próprio para a função e não improvise com mais nada.

Para que haja segurança, os filtros, além de terem de ser próprios para a função têm de estar colocados de modo a filtrar a luz solar antes dela entrar no telescópio. Nunca use filtros de ocular: estalam com o calor e os danos na visão seriam irreversíveis.

Outra técnica é colocar película Baader numa armação de óculos, vazia se vê bem ao longe, ou por cima das suas lentes se usa óculos graduados. Atenção, os óculos escuros, como elemento de filtragem, são o mesmo que nada. Pde fazer um armação de cartolina e  nas aberturas onde seriam as "lentes" colar pequenos rectângulos de película Baader Astroslar  Pode também usar na frente da objectiva do buscador do telescópio. À sempre uma tampinha à mão de diâmetro conveniente, ajustada com feltro autocolante.

Pode ainda usar um pedaço de cartão  25cmx25cm, onde fez um furo redondo de cerca de 3 a 4 mm de diâmetro. A luz solar atravessa o furo e do lado oposto ao Sol obtém uma imagem pequena mas razoavelmente definida, que pode  projectar num ecrã branco, à sombra da restante cartolina, permitindo seguir o desenrolar do eclipse. Por cada 110 cm de distância entre furo e ecrã, a imagem solar terá cerca de 1 cm de diâmetro (cerca de 3 cm de diâmetro para uma distância de 3 metros, etc). Os 3 a 4 mm de diâmetro do furo dão para distâncias até uns 2 metros. Se quiser maiores distâncias,  aumente ligeiramente o diâmetro do furo. O furo deverá ser ao mesmo tempo suficientemente pequeno para dar nitidez (sem abusar da pequenez) e simultaneamente grande para que a imagem não fique escura: é pois um diâmetro de compromisso. Teste com vários diâmetros enquanto o eclipse não chega. Procure que a superfície onde  a imagem do Sol se forma esteja abrigada de luz lateral, tanto quanto possível, para melhor contraste. Neste último caso, o furo pode ser ainda menor: ?1 

Há ainda o método da projecção, que referimos pormenorizadamente no nosso livro "Introdução à Astronomia e às Observações Astronómicas": http://www.platanoeditora.pt/?q=C/BOOKSSHOW/16 .

A projecção também se pode realizar com binóculos, tapando uma das objectivas e diafragmando a outra a 10 mm a 12 mm de diâmetro, para evitar o aquecimento no interior do binóculo, especialmente na ocular que está a ser usada. ?1

Há outros processos, mas envolvem equipamento dedicado e dispendioso.

Boas observações

Guilherme de Almeida

 

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

149 perguntas

188 respostas

159 comentários

172 usuários

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...