O tamanho aparente de Vénus, visto da Terra, varia entre 10 segundos de arco (10") e 64". Isso depende, naturalmente das posições de Vénus e da Terra nas suas órbitas, no momento em que se faz a observação.
Só terá sucesso a observar a fases de Vénus, com um binóculo, se for pouco antes da conjunção inferior ou pouco depois da conjunção inferior. O "pouco" significa aqui dumas duas semanas. E na conjunção inferior inferior Vénus passa entre a Terra e o Sol, não sendo visível e é aqí que estará mais perto da Terra. Não sendo visível na conjunção inferior, é por isso que digo pouco antes (o planeta é visto como "estrela da tarde") ou então pouco depois (o planeta a aparecer como estrela da manhã).
Fora destas ocasiões favoráveis, o tamanho aparente de Vénus é demasiado pequeno para apreciar num binóculo há luz a mais e a gora quase redonda também não facilita.
Escolha por isso uma ocasião em que o planeta esteja muito brilhante, enquanto estrela da tarde e verá que, de dia para dia o planeta estará cada vez mais baixo quando o Sol se põe e começa o crepúsculo vespertino Acompanhe-o aí, tarde a tarde, e veja as variações: Vénus aparecerá como uma pequena unha cortada num corta-unhas (relativamente pequeno visto no binóculo, mas mesmo assim inconfundível e espectacular), e cada vez maior (e a "unha mais fininha") tarde a tarde, até que o seu ocaso será muito perto do ocaso solar e deixará de ver o planeta. Comece a observar de cada vez que o Sol já se pôs e o céu esteja azul -escuro, de modo a poder detectar o planeta no céu a olho nu. Nessa fase de "unha fininha", além de ter diâmetro aparente muito maior, é também menos brilhante, o que facilita as observações, evitando o excesso de luz.
Há que persistir e acompanhar estas variações, sempre fascinantes.
NB--Enquanto "estrela da manhã", quando detectar Vénus terá de ser baixo (<20º) em relação ao horizonte pouco antes do Sol nascer, para que o seu tamanho aparente seja grande. Depois disso, cada vez se verá mais alto, em relação ao Sol, e cada vez menor por se estar a afastar.