Existem símbolos, ou abreviaturas internacionais para as unidades da astronomia?

+2 votos
2,956 visitas
perguntou 30 Mar, 2015 em Diversos por Filipe Dias Astrónomo Avançado (6,470 pontos)
editado 10 Abr, 2015 por Administrador

Unidades como "ano-luz", "parsec" ou "unidade astronómica", têm algum símbolo reconhecido internacionalmente, não sendo medidas do Sistema Internacional (SI)? E têm alguma abreviatura internacional?

Parsec, tem o "pc". Este "pc" é um símbolo e não uma abreviatura, certo?
"AU" é considerado um símbolo para "unidade astronómica"? Já encontrei também "A" sublinhado como referência a esta unidade...

Será "ly" um símbolo aceitável em Português para ano-luz, ou deve-se usar uma abreviatura?

Na eventual ausência de um símbolo internacional para uma unidade, é correto usar abreviaturas diferentes em línguas diferentes? (para a unidade astronómica usar "u.a." em português, face a "a.u." em inglês, ou "a.l." face a "l.y.").

O símbolo não tem pontos, e a abreviatura tem sempre, certo? Não é, então, correto referir "al" como "ano-luz"?

Sendo uma abreviatura, é aceitável arbitrar uma qualquer forma de representação, desde que enunciada anteriormente num texto? Por exemplo considerar uma legenda a uma figura escrevendo "distância entre planetas em unidades astronómicas (u.ast.)" e usar na figura "23 u.ast."?

Qual a melhor forma de apresentar uma figura contendo uma unidade de distância destas, a um público internacional?

  

1 Resposta

+1 voto
respondida 30 Mar, 2015 por Guilherme de Almeida Galáctico (26,370 pontos)
editado 22 Mai, 2015 por Guilherme de Almeida
 
Melhor resposta

Olá, Filipe,

Contrariamente aos símbolos, que são internacionais, as abreviaturas dependem da língua em que se expressam. Por exemplo,a unidade SI  de massa tem o símbolo kg, seja em português, em alemão, em italiano ou em holandês. Mas a abreviatura  a.c. (alternating current) tem em português a forma c.a. (corrente alternada. Do mesmo modo, a abreviatura da força electromotriz é f.e.m.(em português) e e.m.f (electromotive force) em inglês, mas o  símbolo internacional correspondente é E, independentemente da língua em que for expresso

Diga-se ainda que os símbolos de unidades e os símbolos de grandezas físicas podem entrar em equações e opreações matemáticas, mas as abreviaturas nunca. Ou seja, é correcto escrever 1Nx1m=1J, ou ainda 1T=1Wb/1m2, assim como 1m2x1m=1m3 e E=W/q, mas nunca se escreva f.e.m.=W/q.

O símbolo do parsec é pc, admitindo legalmente múltiplos SI, o que vai originar kpc (quiloparsec), Mpc (megaparsec) ou ainda Gpc (gigaparsec). Não é nada invulgar o símbolo de uma unidade ter duas letras: pense-se em Pa (pascal), Wb (weber) ou lx (lux).

A unidade ano-luz tem a abreviatura l.y. em inglês (light-year) e a.l. em portguês (ano-luz). Os símbolos nunca levam pontos (a não ser que logo a seguir seja ponto final), mas as abreviaturas geralmente levam pontos.

Do mesmo modo a.u. (astronomical unit) e u.a. (unidade astronómica). Por outro lado, havendo abreviaturas consagradas,não faz sentido estar-se a inventar uma abreviatura had hoc.

Para um publico internacional poderá ser preferível, no caso de abreviatura, usar a abreviatura inglesa. E sempre que possa suscitar dúvidas deve indicar-se que "aquela" representação é a abreviatura escolhida pelo autor para indicar ".....".

Sempre que subsista a possibilidade de dúvida ou ambiguidade, deve indicar-se o significado dos símbolos utilizados. Por exemplo, "o momento angular (L) de uma partícula que se move em movimento circular uniforme em torno de um ponto O é dado pela equação L=mvr , onde m é a massa da partícula, r a distância da partícula ao ponto O e v a velocidade da partícula relativamente a O.

De passagem refira-se que os símbolos das grandezas se representam sempre em itálico. Distingue-se assim facilmente m de m, pois m é o símbolo da grandeza massa e m é o símbolo da unidade metro. Há, portanto, uma "gramática da ciência", que se deve cumprir: por isso, a título de exemplo, escrever Kg é errado e kg é correcto, da mesma forma que peiche é errado e peixe é correcto.

Poderá obter informação adicional, com numerosos exemplos práticos (incluindo unidades fora do SI), em:

Almeida, Guilherme — "Sistema Internacional de Unidades (SI), Grandezas e Unidades Fìsicas, Terminologia, Símbolos e Recomendações", 3.ª Edição, Plátano Editora, Lisboa, 2002.

ISBN: 978-972-707-162-3

Livro recomendado pela Sociedade Portuguesa de Fìsica.
Referência e sinopse  em: http://www.platanoeditora.pt/index.php?q=C/BOOKSSHOW/418

Índice: http://www.platanoeditora.pt/files/271/4337.pdf

Texto descritivo: http://www.platanoeditora.pt/files/271/4338.pdf

Capa:

comentou 10 Abr, 2015 por Francisco Mauricio AstroNovato (970 pontos)
É o "meu livro de cabeceira" e que estou sempre a consultar.

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

156 perguntas

202 respostas

170 comentários

189 usuários

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...