Qual o limite máximo em tamanho para um objeto?

+4 votos
276 visitas
perguntou 26 Set, 2015 por Rogerio Almerico AstroCurioso (1,460 pontos)
Existe um limite máximo em tamanho para qualquer objecto no nosso universo? Ou seja, qual o limite máximo que um planeta pode ter? Uma estrela? Uma galaxia? Um buraco negro?
  

1 Resposta

+2 votos
respondida 12 Out, 2015 por André Bahia AstroNovato (780 pontos)
selecionada 19 Out, 2015 por Rogerio Almerico
 
Melhor resposta

Olá Rogerio Almerico . Cada tipo de corpo celeste é um caso. Um planeta grande demais para ser um planeta, não é um planeta e sim uma anã marrom (uma "estrela fracassada"). Se for maior ainda, passará a ter reações de fusão nuclear em seu núcleo e se tornará uma estrela. Estrelas, até onde sabemos, não podem ter massa arbitrária. O processo de formação de estrelas desfavorece a formação de estrelas super massivas, de tal modo que segundo os atuais modelos de formação de estrelas não é possível a formação de estrelas com mais que 200 massas solares. Além disso estrelas muito massivas são instáveis e tendem a perder massa muito rapidamente.

No que diz respeito a galáxias e aglomerados de galáxias:

Em princípio, de acordo com o princípio cosmológico, há uma limitação para o tamanho de estruturas no universo. Não sei dizer ao certo se é possível inferir um numero exato para o "tamanho máximo" de qualquer estrutura no universo, mas se o princípio cosmológico estiver correto, não pode haver nenhuma estrutura tão grande que faça com que o universo deixe de ser homogêneo em grandes escalas (como seria o caso se houvesse alguma galáxia ou aglomerado de galáxias absurdamente grandes). Sugiro dar uma olhada nestas duas fontes para melhor compreensão:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_cosmol%C3%B3gico

http://astronomia.blog.br/principio-cosmologico-homogeneidade-e-isotropia/

 

 

comentou 19 Out, 2015 por João Calhau Super-Nova (13,660 pontos)

Permita-me indicar aqui mais alguns links relacionados com a pergunta para complementar a já muito boa resposta do Sr. André Bahia. Estão em inglês mas incluo um pequeno resumo em português, para comodidade:

  • Os planetas podem chegar até às dezenas de massas de Júpiter (15 se não estou em erro). A partir dai podem iniciar a fusão de deutério e passam a ser "anãs castanhas". Veja aqui.
  • As estrelas mais massivas ( as "maiores", portanto) chegarão no máximo a cerca de 200 massas solares. Uma estrela com 100 massas solares só viverá cerca de 3 milhões de anos e será 1 milhão de vezes mais brilhante que o Sol. Como dizem os ingleses, quanto maior o brilho da vela, mais depressa esta se gasta (tradução liberal), tal como o Sr. André Bahia referiu. Veja aqui.
  • Por fim um link engraçado onde se discute qual a maior coisa no Universo conhecido. Ganham os super-enxames de galáxias, claro, mas, como os autores perguntam, a questão está em sobre se devemos considerar como "uma coisa" um conjunto de galáxias. Veja aqui.

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

150 perguntas

188 respostas

161 comentários

175 usuários

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...