O dia em que o Sol parou

+3 votos
126 visitas
perguntou Nov 9, 2015 em Astrofísica por Fernando Fernandes AstroCurioso (1,810 pontos)
Desculpem a brincadeira com o título com uma referencia directa ao título do filme "O dia em que a Terra parou".

A questão seria algo como... o que aconteceria se o Sol parasse de rodar? Que consequencias directas previsiveis podiam sofrer este corpo e os restante do nosso sistema solar?
  

1 Resposta

+2 votos
respondida Nov 10, 2015 por João Calhau Super-Nova (13,660 pontos)
selecionada Nov 10, 2015 por Fernando Fernandes
 
Melhor resposta
Tanto quanto sei, não haveria quaisquer consequencia, quer para o Sol quer para o Sistema Solar, se este nao rodasse.

É possivel, em teoria, uma estrela ou até um planeta existir sem rotação sobre um eixo proprio. A diferença entre um corpo destes e um astro normal estaria, por exemplo, no seu campo magnético que seria mais fraco, ou calmo. No caso do Sol isso traduzir-se-ia numa diminuição da actividade solar, que poderiamos constatar pela ausencia, ou pelo menos redução no numero de, manchas solares.

O problema é que tanto quanto sabemos, não existem corpos destes. A razão pela qual os corpos têm rotação propria, sejam estrelas ou planetas, está na lei da conservação do momento angular. O momento angular é uma grandeza que mede a rotação de um sistema. É particularmente importante porque é uma quantidade conservada na medida em que se mantem constante desde que não haja uma força externa a actuar sobre o sistema que force uma mudança. Pelo que se exercessemos uma força suficientemente forte no Sol, poderíamos, em principio, parar a sua rotação.

Existe ainda a possibilidade de, no caso das estrelas, o gás primordial colapsar directamente num sol sem qualquer rotação, mas tanto quanto sei ainda não encontramos nenhum exemplo de um objecto desses.
comentou Nov 10, 2015 por Fernando Fernandes AstroCurioso (1,810 pontos)
Obrigado pela resposta.

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

146 perguntas

186 respostas

157 comentários

174 utilizadores

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...