+3 votos
231 visitas
em Astrofísica por AstroCurioso (2.2k pontos)
Desculpem a brincadeira com o título com uma referencia directa ao título do filme "O dia em que a Terra parou".

A questão seria algo como... o que aconteceria se o Sol parasse de rodar? Que consequencias directas previsiveis podiam sofrer este corpo e os restante do nosso sistema solar?

1 Resposta

+2 votos
por Super-Nova (13.9k pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta
Tanto quanto sei, não haveria quaisquer consequencia, quer para o Sol quer para o Sistema Solar, se este nao rodasse.

É possivel, em teoria, uma estrela ou até um planeta existir sem rotação sobre um eixo proprio. A diferença entre um corpo destes e um astro normal estaria, por exemplo, no seu campo magnético que seria mais fraco, ou calmo. No caso do Sol isso traduzir-se-ia numa diminuição da actividade solar, que poderiamos constatar pela ausencia, ou pelo menos redução no numero de, manchas solares.

O problema é que tanto quanto sabemos, não existem corpos destes. A razão pela qual os corpos têm rotação propria, sejam estrelas ou planetas, está na lei da conservação do momento angular. O momento angular é uma grandeza que mede a rotação de um sistema. É particularmente importante porque é uma quantidade conservada na medida em que se mantem constante desde que não haja uma força externa a actuar sobre o sistema que force uma mudança. Pelo que se exercessemos uma força suficientemente forte no Sol, poderíamos, em principio, parar a sua rotação.

Existe ainda a possibilidade de, no caso das estrelas, o gás primordial colapsar directamente num sol sem qualquer rotação, mas tanto quanto sei ainda não encontramos nenhum exemplo de um objecto desses.
por AstroCurioso (2.2k pontos)
Obrigado pela resposta.

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

163 perguntas

208 respostas

176 comentários

321 usuários

Contador de Visitas
...