É possível uma catástrofe no CERN?

+1 voto
147 visitas
perguntou 10 Jan, 2016 em Diversos por chuvavasco Stardust (360 pontos)
recategorizado 5 Fev, 2016 por Administrador

Olá a todos,
alguém tem ideia do que pode acontecer se algo correr mal com as experiências do maior acelerador de partículas do mundo (no CERN)? Existe algum risco de algo correr mal? Que tipo de tragédia poderia suceder?
Obrigado pela resposta.

  

1 Resposta

+2 votos
respondida 5 Fev, 2016 por João Calhau Super-Nova (13,660 pontos)
selecionada 9 Fev, 2016 por Administrador
 
Melhor resposta

Nenhuma, na minha opinião.

A Natureza faz mais experiências todos os dias e com mais energia do que o CERN alguma vez foi capaz de fazer. Os raios cósmicos que chegam à Terra, por exemplo, ja se envolveram desde o inicio do Sistema Solar, em milhões de experiências mais potentes que as que o CERN pode fazer e nós ainda ca estamos. Se considerarmos o Universo inteiro então ainda é "pior".

Historias de que o CERN vai provocar o fim do mundo ou abrir uma fenda na realidade que destruirá o Universo são apenas tentativas de obter atenção por parte de quem as publica e não têm fundamentação cientifica. 

Aqui ha uns tempos surgiu uma historia de que Stephen Hawking tera lançado o alarme dizendo que as experiências com o bosao de Higgs poderiam destruir o Universo. Não é verdade. Não porque ele esteja errado mas porque primeiro Hawking so demonstrou desapontamento em não se ter encontrado nada de concreto com a experiência do bosao na altura e segundo porque o que ele estava a falar quando se referiu ao fim do Universo não era o bosao de Higgs mas o Campo de Higgs que permeia o Universo, funcionando para o Bosao de Higgs como o campo eletromagnético funciona para os eletrões. Uma alteração deste campo poderia trazer problemas se acontecesse mas o CERN não tem nada a ver com isso. E a acontecer alguma coisa, so devera acontecer daqui a bilioes e bilioes de anos e, nessa altura, nem nós nem o Sol por cá estaremos.

Esta declaração, emitida pelo CERN, poderá lançar ainda mais alguma luz sobre o assunto.

comentou 5 Fev, 2016 por chuvavasco Stardust (360 pontos)
Caro João,

muito obrigado pela resposta.

De facto os mediáticos meios de comunicação que hoje temos, também contribuem para pouco esclarecer o público, que se encontra ávido de catástrofes, se é que me faço entender.

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

153 perguntas

193 respostas

163 comentários

179 usuários

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...