Poderia haver vida na Terra (tal como é) se a Lua não existisse?

+2 votos
163 visitas
perguntou 4 Fev, 2016 em Astrobiologia por Carlos Arlindo Adib (170 pontos)
recategorizado 5 Fev, 2016 por Administrador
A minha pergunta não é se perdêssemos a Lua. Eu quero saber se poderia haver vida na Terra se ela tivesse se formado sozinha.
  

1 Resposta

+2 votos
respondida 5 Fev, 2016 por João Calhau Super-Nova (13,660 pontos)
selecionada 5 Fev, 2016 por Administrador
 
Melhor resposta

Talvez a vida tivesse aparecido na Terra se esta não tivesse a Lua. Mas seria como nós a conhecemos? Muito provavelmente não. 

Não sabemos exactamente a influência da Lua na evolução da vida no nosso planeta, mas pensa-se que a colisão que formou a Lua (nos inícios do sistema solar um corpo do tamanho de Marte chocou com a Terra e a explosão arrancou aquilo que eventualmente formaria a Lua) tenha forçado a Terra a ter uma inclinação e rotação semelhante à que temos hoje.

Mais ainda, pensa-se que o efeito das marés por parte da Lua terá sido instrumental na "selecção" das moléculas de ADN e ARN que compõem o código genético de toda a vida na Terra. Se a Lua não existisse, o nosso dia não teria a mesma duração, as estações não seriam iguais (ja que a Terra não teria a mesma inclinação) e a vida, se existisse, não seria baseada no ADN. Estes factores aponta para que a vida não fosse como a que existe hoje em dia.

Se se refere a "tal como a conhecemos" em termos de complexidade, então talvez fosse possível atingir um nível evolucionário semelhante ao que temos hoje. Em que medida e como, exactamente, não lhe sei dizer. Talvez alguém aqui pelo Astronomia Q&A possa atacar o problema do ponto de vista biológico...

Ha um artigo interessante na Scientific American que explora este cenário. Se o inglês não for incómodo, poderá le-lo aqui.

comentou 5 Fev, 2016 por Carlos Arlindo Adib (170 pontos)
editado 5 Fev, 2016 por Administrador

João,
sem ainda ter lido o art. da SA, vou me atrever a fazer alguns comentários. Veja se você (e os demais interessados pelo tema) concordam ou não!

Vamos admitir que a hipótese de um choque de um corpo planetário tenha gerado a Lua!

  1. Certamente nessa ocasião, a Terra estava em outro lugar do sistema solar, ou mais perto ou mais longe do Sol! Mas nunca neste lugar!
  2. Com o choque, o  (novo)  sistema Terra-Lua foi mudando de lugar até ficar na atual posição dentro do sistema solar. E somente nessa posição, foi possível ocorrer   condições para que a vida pudesse florescer!

Resumindo: Se não tivesse havido o choque que gerou a Lua, a Terra estaria em outro lugar do Sistema Solar onde certamente (?) não haveria condições para que a vida pudesse iniciar! É  minha opinião sobre o assunto.

comentou 5 Fev, 2016 por João Calhau Super-Nova (13,660 pontos)

É uma ideia interessante mas que, neste caso, penso não se aplicar.

A ideia de que a Lua se terá formado num choque vem do facto de, quando o sistema Terra-Lua se formou, o choque entre planetóides (versões mais pequenas, ainda não finalizadas dos planetas) ser bastante comum e, principalmente, do facto de a análise química e geológica de rochas lunares ter mostrado que estas têm uma composição idêntica às da Terra, o que so seria possível se a Lua originasse do mesmo material do nosso planeta.

No caso do choque entre planetas, estes não se comportam como bolas de bilhar. Primeiro porque o choque não é elástico (a superfície dos planetas, principalmente naquela altura, em que a Terra consistia praticamente num manto de material fundido, não é inquebrável nem propriamente sólida, pelo que a energia do choque é absorvida e convertida em calor - originando, por exemplo, fenómenos vulcânicos ou crateras de impacto - em vez de ser recuperada e convertida em velocidade no sentido oposto). Claro que uma parte da energia do choque será convertida em energia cinética e expressa em movimento num determinado sentido, mas ai creio que tem de ter em conta um outro factor: a Terra não se encontra sozinha no Sistema Solar. Os outros planetas, principalmente os planetas gigantes como Jupiter, actuam como estabilizadores das orbitas uns dos outros e "trancam" o Sistema Solar nas posições em que ele se encontra hoje. As ondas de maré entre os planetas não permitem muita escolha em termos de posição.

E sim, atreva-se a fazer comentários! Ninguém sabe tudo (isto inclui-me principalmente a mim) e a falar é que a gente se entende!

comentou 6 Fev, 2016 por Carlos Arlindo Adib (170 pontos)
editado 9 Fev, 2016 por Administrador

Vejo agora num paper da NASA (2012) que há outra teoria mais recente sobre a formação do sistema Terra-Lua!

Aqui nessa teoria diz que a Terra e a Lua podem ter-se formado juntas depois de um impacto entre dois corpos gigantes, cada um com 5 vezes o tamanho de Marte!

Então para resumir: estou me convencendo que a presença da Lua foi importante (senão fundamental) para a formação da vida (tal como a conhecemos) aqui na Terra!

comentou 9 Fev, 2016 por João Calhau Super-Nova (13,660 pontos)
Interessante! Desconhecia a existência desse artigo. Le-lo-ei com interesse, obrigado.

E sim a presença da Lua foi de facto importante. Mas nunca ninguém disse que não o foi. Apenas afirmei que teria sido possível existir vida (diferente é certo) mesmo sem a Lua :-)
comentou 9 Fev, 2016 por Carlos Arlindo Adib (170 pontos)
Ok, João Calhau,
agradeço os teus esclarecimentos!
comentou 2 Abr, 2016 por Carlos Arlindo Adib (170 pontos)

Sobre esse assunto, saiu um novo artigo recentemente (31 de março)

A Lua teve grande importância na fixação do campo magnético da Terra!

http://www2.cnrs.fr/en/2735.htm?platform=hootsuite

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

149 perguntas

188 respostas

159 comentários

172 usuários

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...