O que é que as pessoas mais gostariam de perguntar sobre telescópios?

0 votos
98 visitas
perguntou Set 2, 2013 em Telescópios por Guilherme de Almeida Super-Nova (24,440 pontos)
reclassificado Fev 25, 2016 por Guilherme de Almeida
  

1 Resposta

0 votos
respondida Set 5, 2013 por Guilherme de Almeida Super-Nova (24,440 pontos)
editado Set 8, 2013 por Guilherme de Almeida
Amigos,

O objectivo desta minha pergunta é precisamente captar e direccionar peguntas dos possíveis interessados.

Amigos, não se acanhem. Ninguém nasceu ensinado e nenhuma pergunta é demasiado básica para ser formulada. Todas valem a pena se contribuirem para o esclarecimento.

Abraço
GA
comentou Mai 26, 2014 por André Bahia AstroNovato (780 pontos)
Olá, a um tempo tenho a seguinte dúvida:

A nitidez de uma ocular no centro do campo é afetada pela relação focal do telescópio?

Eu sei que o desempenho na periferia do campo, em geral, é melhor quanto maior a relação focal do telescópio (especialmente quando se trata de oculares baratas), mas sempre me perguntei se em telescópios de relação focal curta  a nitidez na região central do campo poderia ser afetada pois a maioria dos equipamentos comerciais mais "baratos" muitas vezes nem satifazem ao critério de ter erro máximo de 1/4 do comprimento de onda médio da luz, ficando mais próximos de 1/3 do comprimento de onda. Pelo que ouvi falar, quanto menor a relação focal, mais evidentes os efeitos dessas imperfeições, por isso fiquei com essa dúvida.

Obrigado pela atenção.
comentou Mai 26, 2014 por Guilherme de Almeida Super-Nova (24,440 pontos)
editado Nov 9, 2014 por Guilherme de Almeida

Caro André Bahia,

Mesmo no centro do campo, uma ocular, por exemplo Plossl (e por maioria de razão uma Kelner, ou Ramsden ou Huyghens) não dá boas imagens com primário de relação focal 5 ou inferior. Pior ainda se for f/4 ou f/3,5.

A razão para isso é a obliquidade mais acentuada dos raios luminosos que concorrem para formar a imagem de cada "ponto" (por exemplo de uma estrela) no centro do campo, se a relação focal do primário for curta. Como informação, ao chegar ao foco, o ângulo entre o eixo óptico principal e os raios luminosos que passaram na periferia da objectiva,  é:

8,1º para f/3,5

7,1º, para f/4

4,1º para f/7

2,6º para f/11

1,9º para f/15

1,4º para f/20

0,95º para f/30

O ângulo de abertura do feixe luminoso que chega à ocular (entre raios marginais que passaram por pontos diametralmente opostos da objectiva) é o dobro do acima referido.

Portanto, para relações focais muito curtas, as oculares têm de ser melhores. Em objectivas de relação focal longa, oculares simples dão resultados bons junto ao eixo, mas não muito fora dele. Uma Plossl de boa construção, dá muito bons resultados num telescópio f/9 e excelentes num f/15.

OK,  mas nós vemos telescópios f/5 e até mesmo  f/4 trazendo de origem oculares de Plossl. Que defeito se nota? Nota-se que as imagens estelares não são tão pontuais como deviam ser e que as imagens extensas não apresentam o contraste esperado. O "limite de aceitabilidade" depende da exigência de cada um. Para algumas pessoas a diferença será aceitável ainda. Uma ocular bem corrigida dá bons resultados mesmo em f/4.

Para mais informação veja "Telescope Optics" de Rutten & Venrroij:

http://www.willbell.com/tm/tm6.htm

Outra questão diferente desta é o facto de que, por um preço modesto, é mais fácil obter um primário (ou até uma objectiva de refractor) de boa qualidade em relação focal longa do que em relação focal curta.

A razão para isto é clara: relações focais curtas exigem curvaturas mais acentuadas (menor raio de curvatura) e produzir adequadamente superficies ópticas de raio de curvatura menor exige mais cuidados e controlos do que nas superfícies de raio maior. Acontece ainda que a centragem e o ajuste dos componentes ópticos  são mais exigentes e com tolerãncias mais estreitas no caso das superfícies de menor raio de curvatura.

Abraço

Guilherme de Almeida

comentou Mai 27, 2014 por André Bahia AstroNovato (780 pontos)
Muito obrigado! A explicação foi baastante esclarecedora.

Mas, por oculares melhores, se refere a modelos mais elaborados (com elementos corretores por exemplo) certo?
comentou Mai 27, 2014 por Guilherme de Almeida Super-Nova (24,440 pontos)
editado Mai 27, 2014 por Guilherme de Almeida

Amigo,

Sim, oculares como as Nagler, as Delos e, em certa medida, as Panoptic. Ou oculares semelhantes, por exemplo da Meade.

Atenção: Se tem apenas oculares de Plossl, ou similares, no seu telescópio t/4, OK, tem remédio: meta uma excelente Barlow, a relação focal alonga e as oculares passam a funcionar bem, apesar de serem Plossl.

Passar de f/4 para f/8  (usando uma óptima Barlow 2x), ou até para f/10 (Powermate 2,5x) muda estes problemas. Uma Plossl bem construída fará maravilhas, excepto o campo de 50º a 52º. E ainda fica a ganhar, pois pode usar ocularess de distância focal mais longa (para a mesma amplificação), ganhando maior conforto de observação, sem ter de "colar seu olho" na ocular!!!

O que reciro no meu paragrafo anterior reulta na Lua e planetas. No  entanto, para campo estenso, (wide field), metar a Barlow não inteeressa. Nesse caso, só mesmo com ocular de campo aparente amplo (66º ou maio e com distância focal  suficientemente grande para dar pupila de saída de 4 a 6 mm. Aí, tem mesmo de usar ocular elaborada,se quer resultado excelente..

Abraço

GA

 

 

comentou Mai 27, 2014 por André Bahia AstroNovato (780 pontos)
Agora entendi melhor. É como me disseram antes "qualidade tem preço"

 

Muito obrigado por esclarecer minhas dúvidas!
perguntou Jul 15, 2014 em Telescópios por André Bahia AstroNovato (780 pontos)
editado Fev 25, 2016 por Guilherme de Almeida
O seeing e falta de aclimatação podem influenciar na correção do campo?

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

146 perguntas

186 respostas

157 comentários

176 utilizadores

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...