Porque algumas oculares têm uma borracha para podermos observar ( conforto ) e outras não?

+3 votos
50 visitas
perguntou Mar 11, 2016 em Acessórios de Telescópios por Agnelo Moreira AstroNovato (820 pontos)
reclassificado Out 8, 2016 por Guilherme de Almeida
Bom dia

Sou leigo no assunto. Não possuo sequer telescópio. Ultimamente tenho procurado um telescópio para iniciado ( barato e bom, o costume...) que seja de usar e guardar ( table top) e reparei numa coisa curiosa: normalmente trazem uma ocular ( geralmente a de menor amplificação) com uma borracha para apoiarmos a vista. Já a outra não traz nada e parece-me que deve ser ... estranho olhar assim, sem nenhum tipo de apoio. Isto tem alguma explicação, alguma lógica, ou sou eu que não pesco mesmo nada disto?

Muito obrigado
  

2 Respostas

+2 votos
respondida Mar 11, 2016 por Guilherme de Almeida Super-Nova (24,380 pontos)
editado Mar 14, 2016 por Guilherme de Almeida
 
Melhor resposta

Em geral, acontece que o afastamento da pupila de saída (*) é maior nas oculares de maior distância focal (ou seja, nas oculares de menor amplificação). Há excepções, que têm a ver com o tipo (fórmula óptica) da ocular. A posição adequada do olho é mais difícil de conseguir (por utilizadores inexperientes) nas oculares de maior distância focal, que têm um afastamento maior da pupila de saída, podendo este afastamento superar os 28 mm. Se o olho for colocado demasiado perto destas oculares, o observador pode não ver nada. A borracha cumpre três funções:

1. Assegurar que o olho, encostando  a sobrancelha à borracha, fica à distância correcta, evitando estar a  experimentar várias distâncias,  estabilizando a posição e centragem do olho em relação à ocular.  A observação torna-se mais confortável.

2. Evitar a entrada de luz oblíqua parasita, vinda do ambiente onde o observador se encontra, e que pode prejudicar a qualidade da observação.

3. Preparação para os observadores que usam óculos e não podem aproximar tanto o olho da ocular, caso em que a borracha pode ser revirada para baixo, permitindo maior aproximação do olho, dado que as lentes dos óculos criam um espaço adicional entre elas e os olhos (esse espaço adicional tem de ser compensado, permitido que as lentes dos óculos possam ir mais à frente, para mais perto da ocular).

 Nas oculares de menor distância focal (são as que permitem maiores amplificações), o afastamento da pupila de saída é (em geral) menor do que nas de maior distância focal. O olho,  em alguns casos, acaba por ficar quase encostado à primeira lente da ocular, por exemplo a 4 mm  a 6 mm.  Nesses casos, a borracha poderia atrapalhar a colocação do olho. E nem todos os observadores conseguem colocar o olho tão perto, com as pestanas quase a tocar na última superfície óptica da ocular. Oculares com afastamento da pupila de saída inferior a 8 mm são de uso mais crítico.

Note-se que nas oculares de alto preço, é possível obter pequenas distâncias focais com grandes afastamentos da pupila de saída. E nestes casos, até as oculares de curta distância focal incluem borracha.

Algumas oculares de alto preço trazem um sistema de rosca que permite ajustar a altura do olhal de borracha, o que permite maior comodidade, regulação pessoal e conforto do observador.

Por último, a existência do olhal de borracha não é um indicador de qualidade da ocular. Há oculares  caras sem borracha e há oculares da gama de entrada, que têm olhal de borracha.

________________

(*) O afastamento da pupila de saída (em inglês: eye relief) é a distância entre a posição adequada do olho e a lente da ocular que lhe fica mais próxima. Refere-se aqui a "lente mais próxima" porque uma ocular é sempre constituída por várias lentes e estamos a falar da que, nesse conjunto fica mais perto do olho do observador.

Mais informações sobre as oculares e muitos outros aspectos da óptica instrumental para astronomia podem encontrar-se em:

http://www.platanoeditora.pt/?q=C/BOOKSSHOW/15

O índice completo em:

http://www.astrosurf.com/re/indice_telescopios.pdf

Guilherme de Almeida

0 votos
respondida Mar 14, 2016 por Agnelo Moreira AstroNovato (820 pontos)
Muito obrigado Guilherme. Estou totalmente esclarecido.

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

146 perguntas

185 respostas

157 comentários

169 utilizadores

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...