Que nome dar ao paralelo terrestre onde, em cada instante, o sol está no zénite?

+4 votos
402 visitas
perguntou 23 Mar, 2016 por Filipe Dias Astrónomo Avançado (6,420 pontos)
Os trópicos de Cancer e do Capricórnio e o equador são paralelos na Terra bem conhecidos por receberem a iluminação do Sol na vertical ao chão em 4 alturas específicas do ano, em algum ponto a essa latitude. Mas qualquer paralelo de latitude entre os dois trópicos, irá em algum par de instantes receber também o Sol na vertical. Existe algum nome para isso?

Um "trópico local instantâneo", ou "trópico local aparente", por exemplo ?

Algum destes nomes fará um mínimo de sentido, ou sempre que me referir a isto, tenho que engendrar uma descrição textual que o explique? Até o podia baptizar de "paralelo fotozénito", com os fotões a virem do zénite! :-) Latitude com iluminação solar zenital ao meio-dia?
Posso talvez defini-lo / descrevê-lo como um (círculo) paralelo (ao equador) tal cuja intersecção com o plano orbital é o seu diâmetro. Ou o paralelo que contém a intersecção entre a superfície do planeta e o segmento de recta que une os centros do planeta e do Sol. Isto tem nome?

Obrigado
  

2 Respostas

+2 votos
respondida 23 Mar, 2016 por Guilherme de Almeida Galáctico (25,370 pontos)
selecionada 24 Jun, 2016 por Filipe Dias
 
Melhor resposta

É uma pergunta muito interessante.

É de facto verdade que no Trópico de Câncer (TCnC), o Sol passa no zénite uma vez por ano (no solstício de Junho); no Equador (E),  o Sol passa duas vezes pelo zénite, nos equinócios de Março e Setembro; e no Trópico de Capricórnio (TCap) o Sol passa pelo zénite uma vez por ano, no solstício de Dezembro. São portanto 4 passagens (1+2+1). Esta introdução foi só para justificar o "4" que aparece na pergunta.

Porém, quanto à segunda parte da pergunta, o conceito já existe. A região tropical (ou zona tropical), compreendida entre o TnC e o TCap, é, por definição, o lugar geométrico dos pontos da superfície da Terra onde o Sol pode passar pelo zénite, pelo menos uma vez por ano.

Por outras palavras, o termo região tropical (ou zona tropical) inclui todos os paralelos terrestres onde a passagem do Sol pelo zénite é possível.

Em cada dia, o Sol está no zénite do paralelo cuja latitude (positiva para norte e negativa para sul) seja igual À declinação do Sol nesse mesmo dia. Como  falamos do Sol no zénite, não são necessárias correcções de refracção atmosférica.

__________

Para quem gosta de nomes especiais, curiosos e interessantes, faço notar que o coluro dos solstícios é o círculo máximo da esfera celeste que, passando pelos pólos celestes, contém os pontos solsticiais. O coluro dos equinócios é o círculo máximo da esfera celeste que, passando pelos pólos celestes, contém os pontos equinociais.

É claro que o coluro dos solstícios contém todos os pontos da esfera celeste de ascensão recta igual a 6 h e 12 h. E  o coluro dos equinócios passa pelos pontos de ascensão recta 0 h e 12 h.

Guilherme de Almeida

+1 voto
respondida 27 Jun, 2016 por Filipe Dias Astrónomo Avançado (6,420 pontos)
Obrigado, caro Guilherme de Almeida; a resposta foi bastante completa.

Eu, passado algum tempo, encontrei mais uma dica relevante: o ponto directamente abaixo do Sol chama-se "ponto subsolar", e penso que me posso referir ao meridiano em questão como "o meridiano que contém o ponto subsolar (em cada instante)", sem perder a clareza da descrição.

Mais uma vez, obrigado.

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

153 perguntas

193 respostas

162 comentários

179 usuários

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...