Presume-se que se está a referir à película Baader Astrosolar. Existem, nessa marca, dois factores de filtragem: 5 (para observação visual) e 3,8 para fotografia (V. NOTA), mas o factor 5 também dá para fotografia.
Se calhar está a fotografar ao foco principal, com uma relação focal curta, por exemplo f/5 ou f/6, dando uma imagem muito pequena do Sol, onde se concentra muita luz, apesar da filtragem. Se usar projecção ocular, ou Barlow + projecção ocular, a distância focal equivalente aumenta a ponto de a relação focal se tornar muito longa (por exemplo f/15, f/20 ou mais), o que exigirá tempos de exposição maiores.
Ora, f/20 exige um tempo de exposição 16 vezes maior do que f/5. Quase sempre, quando se fotografa o Sol, procura-se estender a distância focal de modo que o disco solar ocupe quase a totalidade da frame da câmara. Por exemplo com o diâmetro do disco solar a valer cerca de 75% da menor dimensão do chip, com ISO 100, eu obtenho tempos de exposição da ordem de 1/400 s ou 1/500 s. E dá jeito ter tempos curtos para congelar a turbulência (apanhar a turbulência "distraída").
Resumindo, o Jorge não está a explorar detalhe no Sol. Alongue a distância focal e verá o tempo de exposição a aumentar, porque a imagem na frame fica maior e reveladora de mais pormenores. O ideal é ter tempos de exposição mais curtos do que 1/250 s. Mas 1/4000 é um exagero e se o Sol ainda fica demasiado claro, alongue a distância focal.
Quanto à duração da película filtrante metalizada Baader Astrosolar, se não houver maus tratos mecânicos, a sua duração é enorme. Em doze anos de utilização, nunca observei perda de eficácia filtrante. O filtro deve ser protegido (quando não está a ser usado), e uma das formas mais práticas de o proteger e guardá-lo, na sua armação, dentro de uma caixa de pizza bem limpa.
O controlo faz-se colocando o filtro contra uma lâmpada forte (100 W), em contra-luz, a uns 30 cm ~45 cm de distância da lâmpada (num local em que não haja mais fontes luminosas ligadas além dessa lâmpada). Se houver perdas locais de metalização, esses locais aparecerão como pontos brilhantes em relação ao resto do filtro. Nesse caso, o filtro deverá ser substituído.
NOTA --- Um factor 5 significa que (da luz solar que chega ao telescópio) passa uma parte em 10^5, ou seja, uma parte em 100 000; o factor 3,8 significa que o filtro deixa passar uma parte em 10^3,8 =1/6300 (aprox.). Mais informação em http://astrosolar.com/en/information/about-astrosolar-solar-film/differences-in-astrosolar-solar-films/
Guilherme de Almeida
Sobre a forma de montar e utilizar filtros solares veja-se:
Almeida, Guilherme de —"Telescópios", Plátano Editora, Lisboa, 2004.
ISBN: 978-972-770-233-6 http://www.platanoeditora.pt/index.php?q=C/BOOKSSHOW/15
CAPA E CONTRACAPA: http://astrosurf.com/re/capa%20final_telescopios_small.jpg
ÍNDICE INTEGRAL: http://astrosurf.com/re/indice_telescopios.pdf
INTRODUÇÃO INTEGRAL: http://astrosurf.com/re/introducao_telescopios.pdf
APRESENTAÇÃO: http://astrosurf.com/re/telescopios.pdf