Há aqui alguém que acredite na possibilidade, de sermos visitados por uma civilização extraterrestre?

+1 voto
24 visitas
perguntou Jan 19 em Diversos por Agnelo Moreira AstroNovato (820 pontos)
reclassificado Jan 26 por Guilherme de Almeida
Talvez devido ao meu fascinio com as estrelas e a fição cientifica , sempre pensei na possibilidade do contacto com uma civilização extraterrestre, no nosso tempo de vida. O que seria do nosso quotidiano.    As mudanças a todos os niveis que esse contacto significaria. O que teriamos para contar uns aos outros....

Com o passar dos anos esse milagre vai perdendo presença no meu espírito.

Gostava de saber se mais alguém pensa nisto.

Obrigado
  

1 Resposta

0 votos
respondida Jan 19 por Administrador Astrónomo Avançado (7,810 pontos)
selecionada Mar 10 por Administrador
 
Melhor resposta

Apesar de não estar comprovado, é mais que certo que vida existirá para além do nosso planeta, sendo que o universo é tão vasto tanto no espaço como no tempo, que teoricamente é quase improvável pensar que vida, de uma forma ou de outra, seja um elemento único ao nosso planeta. 

Agora, a possibilidade de podermos contactar com outra civilização, isso já implica mais problemas. Aqui já teremos de assumir que essa vida tenha se tenha desenvolvido em seres inteligentes até pelo menos ao nível das telecomunicações (até pelo menos ao nosso nível). 

Só isto reduz significativamente as probabilidades. Ainda temos a probabilidade de poder haver seres muito mais evoluídos que nós, no entanto, à luz dos nossos conhecimentos, as viagens interestelares são impraticáveis, sendo que seres como nós temos um tempo de vida demasiado curto para o tempo que demora a viagem entre as estrelas. Mas há aqui mais um problema. 

A nossa civilização, só tem um conhecimento relativamente avançado tecnologicamente, e vamos arredondar isto para uns 100 anos. Calcula-se que o universo tenha perto de 14 mil milhões de anos, o planeta Terra cerca de 4,5 mil milhões. Neste tempo todos só nos últimos 100 anos é que somo uma civilização tecnológica. Cem anos é uma parte demasiadamente insignificante em todo o tempo de vida já existente no universo e nada nos garante que a raça humana sobreviverá sequer mais 1000, 500 ou 100 anos. Era necessário que neste ínfimo espaço de tempo também os outros seres estivessem estivesse lá à nossa procura. 

“Eles” poderão ter vivido e se extinguido por exemplo 2 milhões anos antes de nós termos existido, ou poderão aparecer 2 milhões anos depois do nosso Sol já ter vaporizado a Terra. Espaço e Tempo são demasiado extensos o que tornam as probabilidades muito pequenas.

Haveria aqui muitos, mas mesmo muitos assuntos a desenvolver, mas tornaria esta resposta demasiado longa.

comentou Jan 19 por Agnelo Moreira AstroNovato (820 pontos)
Muito obrigado pela sua resposta, que de resto adorei.

De facto coloca a questão em algumas perspetivas que me tinham escapado.

Mas como vivemos com esperança...

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

146 perguntas

186 respostas

157 comentários

174 utilizadores

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...