Os meus binóculos estão a duplicar o planeta Vénus.

+2 votos
16 visitas
perguntou Mar 8 em Binóculos por Agnelo Moreira AstroNovato (820 pontos)

Ontem ao final do dia resolvi mais uma vez observar Vénus. Usei o meu novo binóculo 15x70 e fiquei muito contente, porque finalmente consegui ver o planeta como um unha , claro, com algum brilho por baixo, mas mesmo assim, fiquei satisfeito. Usei tripé.

Por curiosidade , resolvi pegar nos meus antigos ( em perfeito estado e completamente novos, sou muito cuidadoso e sempre os usei com todo o cuidado) 10x50 para perceber a diferença. A surpresa foi enorme, já que de imediato percebi que havia alguma coisa de errado com o binóculo: vejo uma forma com luz mas logo a seguir a imagem começa a separar-se ( a mover-se mesmo)  e fica em dois. Fico a olhar para dois planetas.

Descanso um pouco, aponto o binóculo , vejo o planeta e depois separa-se e ficam dois...??!!!

Não toco no binóculo há algum tempo , mas não acredito que tenham alterado a focagem, mas...

A distância interpupilar parece-me bem... o que se estárá a passar?

  

1 Resposta

0 votos
respondida Mar 8 por Guilherme de Almeida Super-Nova (24,380 pontos)
selecionada Mar 8 por Agnelo Moreira
 
Melhor resposta

Depois de focar o binóculo, há que regular a distância entre as duas metade do binóculo  de acordo com a sua distância interpupilar (do observador). Haverá uma distância óptima entre as duas metades do binóculo em que as duas imagens se fundem numa só, sem esforço visual.

Se não é possível fundir as duas imagens numa só, sem esforço visual, então o binóculo estará descolimado (os dois eixos ópticos, das duas metades do binóculo não estão paralelos entre si). Normalmente os binóculos descolimam-se se levarem uma pancada forte, ou se acidentalmente caírem ao chão.

Tente regular lentamente a distância interpupilar do binóculo, afastando e aproximando lentamente as duas metades, até encontrar a separação ideal entre as duas oculares. Se continua a ver dois planetas, o binóculo está descolimado. Onde o comprou?

De dia, na observação de objectos comuns, acontece o mesmo?

G.A.

comentou Mar 8 por Agnelo Moreira AstroNovato (820 pontos)
Olá Guilherme, como expliquei, já não usava o binóculo há alguns meses. ( entretanto adquiri um outro na Astrophoto 15X70) Este de que falo , o 10x50 é um Celestron que comprei na Media Market há uns ...2 anos . E resolvi usar , apenas para perceber a diferença entre um 10x50 e um 15x70.

O binóculo em causa, não levou nenhuma pancada nem caiu ao chão. Apenas o pus de lado.

Quando chegar a casa vou fazer o que me diz ( regular...melhor... a distância interpupilar) Não testei na observação de objectos comuns de dia.

Vou faze-lo hoje

Muito obrigado Guilherme.
comentou Mar 8 por Guilherme de Almeida Super-Nova (24,380 pontos)
A visão de Vénus em duplicado acontece no 10x50 ou no 15x70?

Se é no 15x70, devo referir que  Astrofoto tem um excelente apoio ao cliente e resolverá o caso.

Se é no 10x50, da Celestron, não me admira nada que esteja mal colimado.

Quando se compram binóculos, é boa ideia experimentar uns três ou quatro pares (apontando para longe) e eliminar logo os exemplares que não permitam fundir bem as duas imagens sem esforço.
O problema é mais grave do que parece. É que o esforço continuado para fundir as duas imagens numa só, resulta, ao fim de uns 10minutos num cansaço visual e dores de cabeça. Por isso, é sempre bom escolher, eliminando os piores.

Quando um binóculo não está bem colimado , quer seja porque veio de fábrica mal colimado, quer porque deu algum tombo desde a fábrica até à loja, quer ainda porque deu um tombo das mãos do utilizador, será um binóculo incómodo e cansativo de utilizar.
Note que os erros de paralelismo na vertical (uma imagenm mais para cima e outra mais para baixo) são mais graves do que os erros de paralelismo na horizontal.
GA
comentou Mar 8 por Agnelo Moreira AstroNovato (820 pontos)
Olá Guilherme

A visão em duplicado acontece no Celestron 10x50 que comprei no Media Market.

Só ontem me apercebi deste problema. Como expliquei, desde que comprei o 15x70, pus estes ( 10x50) de lado.Se houve alguma queda ou tombo terá sido na loja...

A imagem ( no caso vénus) separa-se lentamente e vai até ficar em dois planetas sempre em movimento e afastarem-se cada vez mais. Significa isto que os binóculos estão descolimados? Ou pode ser outro problema qualquer?
comentou Mar 8 por Guilherme de Almeida Super-Nova (24,380 pontos)

Os Celestron não são exemplo de boa colimação. Aqui há uns tempos quis comprar um binóculo pequeno, para trazer no carro, um 10x25. Experimentei vários na loja do Media Market e acabei comprando um Nikon por um preço pouco superior. Os Nikon, os Olympus eram., entre os que lá havia, os mais bem colimados.

Nem sequer estou a ver tombo na loja, o controlo de qualidade Celestron está longe de ser dos melhores. No meio de uma dúzia talvez encontre um a três bem colimados.

comentou Mar 9 por Agnelo Moreira AstroNovato (820 pontos)
Estou a ver que sim...

Ontem ao fim da tarde, testei o binóculo (10x50) de dia. Não noto nada de errado...A imagem parece-me boa, não duplica nada. Devo salientar que quando os coloco, sinto de imediato uma ligeira tontura e se estiver mais de 10 minutos , começa a doer-me( dor muito muito ligeira) um pouco a cabeça.Sempre tive esta sensação, desde que os comprei , mas pensei que se devia à minha inexperiência no uso ( constantes focagens) Antes de os usar tentei ajusta-los novamente , mas na verdade não tive necessidade de mexer em nada. Estavam bem ajustados.

 Agora que uso os novos ( 15x70 ) percebi de imediato que havia qualquer coisa que não estava bem com os 10x50.

Ao final do dia observei Vénus com os 15x70: consegui ver a tal unha com alguma A.C.e com os 10x50 ( os tais que aparentemente estão descolimados): vejo a unha mais pequena, muita luz que de imediato começa a separar-se ( consigo assistir como se fosse em câmara lenta ao movimento) até que ficam dois planetas. Se fechar um dos olhos , fica só uma imagem.

Por acaso o Guilherme conhece algum lugar, loja, alguém aqui no Porto ( ou perto) que me possa descolimar o binóculo.

Muito obrigado pelas suas respostas e comentários, que muito aprecio.
comentou Mar 9 por Guilherme de Almeida Super-Nova (24,380 pontos)
Esse movimento que nota, com as duas imagens a dançar, é o seu cérebro  a tentar fundiras duas imagens.
Quanto ao resto,descolomado já o binoculo está. Agora precisa é  de colimar. Não conheço quem o faça no Porto. Tente falar com a Astrofoto, com o Sr Raimundo tel 213863702.
GA
comentou Mar 9 por Agnelo Moreira AstroNovato (820 pontos)
Obrigado Guilherme.

Já estamos em conversação. Infelizmente não conhece aqui ninguém no Porto.Provavelmente vou ter de lhe enviar o binóculo.

Mais uma vez agradeço muito o tempo que lhe tomei.

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

146 perguntas

185 respostas

157 comentários

169 utilizadores

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...