Asteróide 2012 TC4 poderá embater num satélite?

+3 votos
23 visitas
perguntou 11 Out, 2017 em Astrofísica por Rogerio Almerico AstroCurioso (1,710 pontos)

De acordo com as notícias, o asteróide 2012 TC4 irá passar a "rasar" a Terra a uma altitude que operam a maioria dos nossos satélites artificiais.

Existe alguma possibilidade de um embate entre o asteróide e algum satélite? E se sim, é possivel que a trajectória do asteróide seja alterada de forma a entrar na atmosfera terrestre ou até mesmo embater na Terra?

  

1 Resposta

0 votos
respondida 12 Out, 2017 por Guilherme de Almeida Galáctico (26,030 pontos)
editado 16 Nov, 2017 por Guilherme de Almeida
A colisão do dito asteróide com a Terra ou com um satélite artificial é extremamente baixa. Estima-se a sua dimensão entre 13 e 40 metros. A sua massa é muito maior que a de um satélite artificial. Na remota hipótese de isso acontecer (colisão com satélite), o desvio orbital do asteróide seria insignificante. Os estilhaços resultantes da fragmentação do satélite artificial — por impacto — seriam suficientemente pequenos para, na sua maioria, se volatilizarem na descida, por fricção na atmosfera terrestre. E o astróide seguiria o seu rumo...

Veja-se também:

http://www.misteriosdouniverso.net/2016/12/o-asteroide-2012-tc4-vai-atingir-terra.html

http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/2012-tc4/asteroide-do-tamanho-de-uma-casa-vai-passar-perto-da-terra#/

G.A.

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

156 perguntas

202 respostas

169 comentários

185 usuários

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...