+3 votos
360 visitas
em Astrofísica por AstroCurioso (2.2k pontos)

De acordo com as notícias, o asteróide 2012 TC4 irá passar a "rasar" a Terra a uma altitude que operam a maioria dos nossos satélites artificiais.

Existe alguma possibilidade de um embate entre o asteróide e algum satélite? E se sim, é possivel que a trajectória do asteróide seja alterada de forma a entrar na atmosfera terrestre ou até mesmo embater na Terra?

1 Resposta

+1 voto
por Galáctico (34.1k pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta
A colisão do dito asteróide com a Terra ou com um satélite artificial é extremamente baixa. Estima-se a sua dimensão entre 13 e 40 metros. A sua massa é muito maior que a de um satélite artificial. Na remota hipótese de isso acontecer (colisão com satélite), o desvio orbital do asteróide seria insignificante. Os estilhaços resultantes da fragmentação do satélite artificial — por impacto — seriam suficientemente pequenos para, na sua maioria, se volatilizarem na descida, por fricção na atmosfera terrestre. E o astróide seguiria o seu rumo...

Veja-se também:

http://www.misteriosdouniverso.net/2016/12/o-asteroide-2012-tc4-vai-atingir-terra.html

http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/2012-tc4/asteroide-do-tamanho-de-uma-casa-vai-passar-perto-da-terra#/

G.A.

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

190 perguntas

247 respostas

215 comentários

2.8k usuários

Contador de Visitas
...