+1 voto
120 visitas
perguntou em Astrofísica por AstroCurioso (2.2k pontos)
Qual a velocidade da influência da Gravidade? Ou seja, elaborando: Imaginado que o Sol de uma forma "mágica" desaparecesse, quanto tempo demoraria a sentirmos a falta da influência da Gravidade no Sol?

Li algures que o efeito seria instantâneo. Mas isso não quebraria o mandamento - “Não quebrarás a velocidade da Luz”? Ou falha-me aqui algum conceito que desconheço?
  

1 Resposta

+1 voto
respondida por Galáctico (26.4k pontos)
editado por
 
Melhor resposta

A gravidade propaga-se à velocidade da luz. No vazio, c = 299 792, 458 km/s, valor que é frequentemente arredondado para 300 000 km/s.

No caso do sistema Terra-Sol, se o Sol por pura magia desaparecesse, só sentiríamos esse efeito cerca de 500 s depois (8 min 20 s). Desde esse instante, e supondo apenas  a Terra e o Sol no raciocínio, a Terra seguiria numa direcção tangente à sua órbita no instante em que chegasse a informação de que o Sol já não existia. E com a velocidade, em valor absoluto, que estava a ter nesse instante.

O tempo que a luz demora a percorrer uma unidade astronómica é conhecido, na linguagem astronómica, como "Equação da Luz".

Esse assunto foi referido numa questão colocada aqui há tempos no "Astronomia Q&A" **. Fica agora aqui uma resposta complementar.

________________________

** - http://astronomia.galactica.pt/242/magia-desaparecesse-forma-instantanea-efeitos-teria-terra
Guilherme de Almeida

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

160 perguntas

202 respostas

174 comentários

207 usuários

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...