Colimador a Laser. É um instrumento indispensável?

+3 votos
747 visitas
perguntou Set 5, 2013 em Telescópios por Fernando Fernandes AstroCurioso (1,810 pontos)
reclassificado Fev 25, 2016 por Guilherme de Almeida
Tenho um telescópio do tipo newtoniano e com alguma regularidade faço a sua colimação com a tampinha fornecida. No entanto, sei que se pode fazer a colimação a laser. A minha questão é: Fará muita a diferença usando um colimador a laser?
  

1 Resposta

0 votos
respondida Set 6, 2013 por Guilherme de Almeida Super-Nova (24,440 pontos)
editado Out 10, 2013 por Guilherme de Almeida

Depende do laser que for e da forma como o utilizador se serve dele. A tampinha (penso que se refere ao "Aline") é muito prática e funciona bem; se for bem usada dará resultados na prática tão bons como o laser., se o utilizador proceder correctamente e se o espelho primário tiver o centro bem marcado com um pequeno anel aí colado.

Do lado negativo, alguns lasers têm tubos menos bem calibrados à medida dos porta-oculares, permitindo  uma inclinação do laser em relação ao eixo do porta-oculares, quando se aperrta o pequeno parafuso de fixação do laser (o mesmo parafuso que se usa para fixar as oculares). Se for o caso, mais vale o "Aline". Há também lasers que não estão bem colimados (eles próprios). Por isso, há lasers e lasers. Se sor um dos que inclinam ou que esteja intrinsecamente mal colimado, mais vale o"Aline". Se  for um laser bem colimado e bem ajustado ao porta-oculares é ligeirtramente melhor que o aline. Pode-se ir ainda mais longe com o laser assistido por lente de Barlow: a chamada "Barlowed laser collimation" que permite ir um passo em frente e atingir uma óptima colimação.

Num Newtoniano f/5 ou mais curto, a tampa ou o laser com Barlow são a escolha ideal. Num f/6 ou mais longo, a tampa chega perfeitamente. Tanto num método como no outro a marcação do centro do primário é essencial para bons resultados.

Independentemente do método seguido , a habilidade, conhecimento e prática da pessoa que colima também têm o seu peso no resultado final.

GA

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

146 perguntas

186 respostas

157 comentários

176 utilizadores

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...