Norte Magnético e Norte Verdadeiro

+2 votos
19,966 visitas
perguntou 11 Set, 2013 em Sistema Solar por Rogerio Almerico AstroCurioso (1,460 pontos)
editado 11 Set, 2013 por João Clérigo
Já ouvi falar mais que uma vez sobre o norte magnético e o norte verdadeiro. Qual a diferença entre os dois? Norte não é só um?
  

1 Resposta

+1 voto
respondida 12 Set, 2013 por Guilherme de Almeida Super-Nova (24,890 pontos)
editado 3 Jun, 2015 por Guilherme de Almeida
 
Melhor resposta

O norte magnético é a direcção indicada pela agulha de uma bússola, admitindo que não haja fontes locais de perturbação. Normalmente essa extremidade da agulha é pintada de vermelho ou com tinta fosforescente.

O norte verdadeiro, ou norte geográfico, é a direcção do horizonte no ponto baixado na vertical, do pólo celeste norte para a superfície terrestre. O pólo celeste norte é a intersecção da direcção do eixo de rotação da Terra com a esfera celeste (actualmente a estrela Polar está desviada cerca de 0,7º do pólo celeste norte).

VEJA TAMBÉM a informação sobre o norte celeste em

  http://astronomia.galactica.pt/222/norte-terrestre-e-norte-celeste

Podemos definir o ponto norte do horizonte de outra forma equivalente. Considere-se uma estrela circumpolar,  e anote-se a sua posição mais alta (culminação superior). Anote-se depois a sua posição mais baixa (a culminação inferior, que será acima do horizonte pois trata-se de uma estrela circumpolar). Unindo esses dois pontos, para baixo, eles cruzarão o horizonte no ponto norte.

Ao ângulo, medido no plano horizontal do lugar, entre a direçcão do norte magnético e a direcção do norte geográfico chama-se declinação magnética. O valor da declinação magnética depende do lugar da Terra onde estejamos e varia muito lentamente com o tempo.

Em Portugal Continental, a declinação magnética (2013) vale pouco menos de 3º W (ou seja, o norte magnético fica desviado para oeste [esquerda] do norte geográfico). Por exemplo em Lisboa (2013) é 2º 57' W.  Em Viseu (2013) vale 2º 38' W. Em Évora (2013) vale 2º 38' W. E em Braga (2013) vale 2º 52' W..

Na ilha da Madeira (Funchal, 2013) vale 5º 37' W. Nos Açores (Angra do Heroismo, 2013) é  9º 38' W um pouco acima de 9 º W.

Por definição as declinações oeste consideram-se negativas e as declinações este consideram-se positivas.

Pode obter-se a declinação magnética em qualquer lugar da Terra indo a

http://magnetic-declination.com/

Nâo esqueçam um post especial, aqui no "Astronomia Q&A" sobre o conceito de norte celeste. Acessivel em http://astronomia.galactica.pt/222/norte-terrestre-e-norte-celeste

Para mais informações veja:

http://www.platanoeditora.pt/index.php?q=C/BOOKSSHOW/15

http://astrosurf.com/re/indice_telescopios.pdf

Secção 12.4.4. e Apêndice 3.

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

149 perguntas

188 respostas

159 comentários

172 usuários

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...