O norte magnético é a direcção indicada pela agulha de uma bússola, admitindo que não haja fontes locais de perturbação. Normalmente essa extremidade da agulha é pintada de vermelho ou com tinta fosforescente.
O norte verdadeiro, ou norte geográfico, é a direcção do horizonte no ponto baixado na vertical, do pólo celeste norte para a superfície terrestre. O pólo celeste norte é a intersecção da direcção do eixo de rotação da Terra com a esfera celeste (actualmente a estrela Polar está desviada cerca de 0,7º do pólo celeste norte).
VEJA TAMBÉM a informação sobre o norte celeste em
http://astronomia.galactica.pt/222/norte-terrestre-e-norte-celeste
Podemos definir o ponto norte do horizonte de outra forma equivalente. Considere-se uma estrela circumpolar, e anote-se a sua posição mais alta (culminação superior). Anote-se depois a sua posição mais baixa (a culminação inferior, que será acima do horizonte pois trata-se de uma estrela circumpolar). Unindo esses dois pontos, para baixo, eles cruzarão o horizonte no ponto norte.
Ao ângulo, medido no plano horizontal do lugar, entre a direçcão do norte magnético e a direcção do norte geográfico chama-se declinação magnética. O valor da declinação magnética depende do lugar da Terra onde estejamos e varia muito lentamente com o tempo.
Em Portugal Continental, a declinação magnética (2013) vale pouco menos de 3º W (ou seja, o norte magnético fica desviado para oeste [esquerda] do norte geográfico). Por exemplo em Lisboa (2013) é 2º 57' W. Em Viseu (2013) vale 2º 38' W. Em Évora (2013) vale 2º 38' W. E em Braga (2013) vale 2º 52' W..
Na ilha da Madeira (Funchal, 2013) vale 5º 37' W. Nos Açores (Angra do Heroismo, 2013) é 9º 38' W um pouco acima de 9 º W.
Por definição as declinações oeste consideram-se negativas e as declinações este consideram-se positivas.
Pode obter-se a declinação magnética em qualquer lugar da Terra indo a
http://magnetic-declination.com/
Nâo esqueçam um post especial, aqui no "Astronomia Q&A" sobre o conceito de norte celeste. Acessivel em http://astronomia.galactica.pt/222/norte-terrestre-e-norte-celeste
Para mais informações veja:
http://www.platanoeditora.pt/index.php?q=C/BOOKSSHOW/15
http://astrosurf.com/re/indice_telescopios.pdf
Secção 12.4.4. e Apêndice 3.
Guilherme de Almeida
https://galmeida50.wixsite.com/artigosediversos