+4 votos
165 visitas
por (190 pontos)
reclassificado por
Ontem de noite vi o planeta Júpiter no céu. Montei o telescópio rapidamente apontei para ele. Mas não consigo ver nada! Só consigo ver o reflexo dos espelhos. Alguém me da uma dica de como apontar para os planetas e se tem alguma técnica específica?

Estou iniciando agora na astronomia amadora! Tenho um telescópio refletor 114mm!

Quem puder me ajudar, ficaria muito feliz!

1 Resposta

+1 voto
por Galáctico (31.5k pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta

Boa noite, Marianna,

Agradeço a sua pergunta. Todos os telescópíos (a não ser que sejam muito pequenos, muito menores do que o seu) têm um "buscador". E o que é um buscador? É um telescópio-miniatura, suportado por um ou dois anéis, que fica por cima do tubo do telescópio principal. Em regra, os buscadores têm 15 a 22 cm de comprimento e a sua lente objectiva pode ter de 24 mm a cerca de 50  mm de diâmetro.
O tubo do buscador tem um ou dois anéis em volta, com pequenos parafusos (em geral três por anel) que se manuseiam sem necessidade de ferramentas e que, correctamente utilizados permitem alinhar o buscador em relação ao telescópio principal.

O melhor é treinar de dia. Coloque no porta-oculares a sua ocular de menor amplificação (a que tem gravado um número maior de milímetros, por exemplo 25 mm). Ponha-se do lado traseiro do tubo, ou seja, do lado do espelho grande. Espreite tangencialmente ao tubo, como se fosse dar um tiro e aponte o tubo na direcção de um objecto afastado, que seja fácil de reconhecer (uma antena de televisão, o sino de uma igreja, o alto de uma torre, o topo de um pára-raios, etc). Pare o tubo, imobilize-o, e vá espreitar na ocular. Com os manípulos de movimentos lentos (que estão em geral ma ponta de cabos flexíveis e pretos, com grandes botões na pontas). Procure centrar o objecto no campo visual do telescópio (se estiver uma pessoa a apontar o tubo e a outra a espreitar pela ocular fica mais fácil). Quando tiver o objecto centrado, vá agora olhar no buscador. Verá uma cruz desenhada por dois fios. Manuseie os parafusos no (ou nos anéis) em volta do buscador, de modo a levar o objecto para o ponto de cruzamento dos dois fios. Note que para apertar um dos parafusos terá de desapertar levemente um ou dois dos restantes, para o tubo do buscador ter espaço de manobra.

Feito isto, ponha a ocular de mais amplificação (por exemplo a que diz 9 mm, ou 7 mm e refine o ajuste no buscador, sem mexer no telescópio. Está pronto.

À noite comece por experimentar apontar para a Lua e depois para Júpiter. Se o seu telescópio tiver 900 mm de distância focal, como costumam ter esses modelos, uma ocular de 25 mm dará a amplificação de 36x. A de 15 mm dará 60x. E a de 9mm permitirá obter 100x. Comece por ver Júpiter com 36 x. Verá uma "bolinha rodeada por quatro pontinhos brilhantes  à sua volta: são as luas galileanas, Io , Europa, Ganimedes e Calisto. Depois pode ir para amplificações maiores...

Boas observações.

Guilherme de Almeida
A minha página WEB:
https://galmeida50.wixsite.com/artigosediversos

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

174 perguntas

218 respostas

184 comentários

590 usuários

Contador de Visitas
...