+2 votos
27 visitas
em Acessórios de Telescópios por (200 pontos)
reclassificado por

Boa tarde!

Estou montando uma luneta com canos de PVC. Com lente objetiva de 50mm 1 grau positivo que dará DF 1000mm. Qual seria a melhor ocular para eu usar ? teria como fazer uma com 10 ou 15mm de DF para mim obter ampliação de 100\66x ? eu tmb estava pensando em comprar uma OCULAR CELESTRON 10MM WIDE ANGLE 620 , Eu queria saber se conseguiria bons resultados em uma luneta caseira ou se seria desperdício comprar esse material caro ? Obrigado!

1 Resposta

+1 voto
por Galáctico (27.5k pontos)

Caro Danielson

Pode fazer uma luneta de iniciação com essa lente de 1 dioptria (f=1000 mm) e 50 mm de diâmetro (f/20). Não se esqueça de pintar o tubo de preto muito baço. Como não chega lá com nenhum pincel, ponha um pouco de tinta a mais e vá rolando o tubo, de modo que a tinta se vai espalhando por gravidade. E convém colar pelo menos um baffle (um anel à medida do interior do tubo), com furo central de cerca de 40 mm de diâmetro, situado a cerca de metade do comprimento do tubo. Para o manter no local pode entalá-lo entre dois aros de madeira, empurrando com um ponteiro até ao local desejado.

Hoje não se justifica mais fazer oculares. Para manter as despesas no mínimo, se tiver um microscópio, pode usar a ocular dele na luneta. Se a ocular de microscópio tiver a marcação 10x significa que tem 250/10=25 mm de distância focal e dará, nessa sua luneta, 100/25=40 x de amplificação (há quem chame de aumento). Uma ocular de microscópio de 15x tem  16,7 mm de distância focal e dará cerca de 60x na luneta.

Pode usar essa ocular que refere, mas custará mais do que a lente objectiva. Imagino que essa objectiva seja uma lente plano-convexa, comprada num oculista. Se for esse o caso, vira a parte plana para o lado da ocular, para obter os melhores resultados.

Um a ocular Plossl dará bons resultados nessa luneta, mas tem campo aparente de 50º.  Mas  é mais barata do que a Celestron wide angle.

Para  conseguir alguma comodidade nas observações terá de suportar o tubo numa montagem suficientemente rígida e de movimentos suaves. Já tem montagem?

Para que as imagens sejam razoavelmente nítidas, não exagere na amplificação. Mais de 80x , nessa objectiva, é demasiado.

Veja mais informações sobre telescópios na minha página web:

https://galmeida50.wixsite.com/artigosediversos

Guilherme de Almeida

por (200 pontos)
Muito obrigado por responder. Já me ajudou muito.

Sobre a objetiva, qual a mais apropriada: PLANO-CONVEXA ou BICONVEXA ? E a ocular HUYGENS é boa tmb ?

Desde já agradeço
por Galáctico (27.5k pontos)
Prezado Danielson,

Nesse caso, sendo lente simples, a melhor forma é a plano-convexa, com a face plana virada para o lado da ocular. Assim minimiza- se a aberração  de esfericidade. Com a distância  focal longa 1000 mm, reduz-se a aberração  cromática. Se vai encomendar a lente, e se o comprimento do tubo não  atrapalhar, com uma lente de 0,75 dioptria (f=1333 mm, f/26,7) ainda será um pouco melhor.

Quando a relação f/D ultrapassa 12,  a ocular  de Huygens dá boas imagens, mas seu campo é estreito (em geral 35 a 40 graus)..  A ocular de  Kellner é melhor e a de Plossl é ainda melhor. Daí em diante, os preços  das oculares sobem em flecha, mas uma luneta f/20 ou mais longa não  exige oculares muito boas para dar bons resultados, a não ser que o Danielson  queira oculares grande angulares, de mais de 60 graus de campo...

Com uma ocular de 50 graus de campo aparente, consegue  abranger a Lua toda com 100x de amplificação . Com ocular de 40 graus só o pode fazer até 80x.  Mas com 60 graus  a Lua cabe toda no campo visual com 120x, embora esta última amplificação  já seja um pouco "esticar a corda". Mas pode sempre experimentar.

Quando fizer a luneta,o tubo onde vai inserir a ocular deverá  ter o diâmetro interno (normalizado) de uma polegada e um quarto, ou seja, 31,75 mm ~32 mm.

Boas observações .

Guilherme de Almeida.

https://galmeida50.wixsite.com/artigosediversos

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

168 perguntas

214 respostas

179 comentários

421 usuários

Contador de Visitas
...