Porque razão tem o Sol e a Lua o mesmo tamanho no céu?

+1 voto
7,110 visitas
perguntou 28 Set, 2013 em Sistema Solar por Rogerio Almerico AstroCurioso (1,460 pontos)
editado 28 Set, 2013 por João Clérigo

Aparentemente o Sol e a Lua têm o mesmo tamanho no céu, certo? Caso contrário os Eclipses Solares seriam bem diferentes não?

  

1 Resposta

0 votos
respondida 28 Set, 2013 por Guilherme de Almeida Super-Nova (24,890 pontos)
editado 17 Out, 2013 por Guilherme de Almeida
 
Melhor resposta

O diâmetro do Sol é de cerca de 1 400 000 km. O diâmetro da Lua é aprox. 3500 km. Portanto, o diãmetro solar vale cerca de 400 vezes o diâmetro lunar. Mas o Sol também está cerca de 400 vezes mais longe de nós do que a Lua.

Desta coincidência espantosa resulta o facto de ambos os astros, vistos da Terra apresentarem o mesmo tamanho aparente** : cerca de 0,5º. Mas estes valores variam ligeiramente, no caso do Sol e no caso da Lua, como veremos a seguir.

O diâmetro aparente do Sol varia ligeiramente, em resultado da forma elíptica da órbita da Terra. O diâmetro aparente da Lua varia um pouco mais do que o diâmetro aparente do Sol, também  devido à forma elíptica da órbita da Lua, mas esta órbita é mais excêntrica do que a órbita da Terra em torno so Sol.

Estas pequenas variações nas distâncias Terra-Lua e Terra-Sol vão traduzir-se por diferenças nos diâmetros aparentes com que, da Terra, vemos a Lua (variação de 14% do seu diâmetro aparente) e o Sol (variação de 3,3%). Se um eclipse do Sol ocorrer com a Lua no apogeu (ou quase no apogeu), ela vai aparecer mais pequena e não conseguirá ocultar totalmente o Sol, mesmo que (para o observador terrestre) ela passe centrada com o Sol.

Mais informação em: http://www.platanoeditora.pt/index.php?q=C/BOOKSSHOW/16

** É possível fazer uma experiência simples e reveladora. Se olharmos para uma pequena bola de 5 cm de diâmetro, a um metro do olho, e para outra bola de 20 cm de diâmetro, colocada 4 metros do olho, veremos que as duas mostram o mesmo diâmetro aparente.  Colocando a bola pequena alinhada com a grande, mantendo as distâncias referidas, veremos que a bola pequena cobre exactamente a bola grande.

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

149 perguntas

188 respostas

159 comentários

172 usuários

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...