Porque tem Titã uma atmosfera?

+2 votos
271 visitas
perguntou 28 Set, 2013 em Sistema Solar por Rogerio Almerico AstroCurioso (1,460 pontos)
recategorizado 11 Dez, 2014 por Guilherme de Almeida

Titã, suponho que seja a única Lua do nosso Sistema Solar com atmosfera. Porque razão consegue ele ter atmosfera, e por exemplo a nossa Lua não?

  

2 Respostas

+1 voto
respondida 24 Out, 2013 por Ricardo Teixeira AstroCurioso (1,500 pontos)
editado 28 Out, 2013 por Ricardo Teixeira

A atmosfera é uma camada de gases que envolve um corpo com massa suficiente. Os gases são atraídos para o corpo pela força da gravidade e são retidos por um longo período de tempo se a gravidade for alta e a temperatura da atmosfera for baixa.

A nossa lua também tem atmosfera, mas é tão pequena e ténue que é considerada desprezável. Io e Ganimedes (satélites de Júpiter) também têm atmosferas. Portanto como podes ver, não é só Titã que apresenta uma atmosfera.

 

0 votos
respondida 29 Set, 2013 por Filipe Dias Astrónomo Avançado (6,420 pontos)

A pergunta é interessante, até por a gravidade à superfície ser menor que na Lua.

Não conheço uma resposta oficial, mas poderia arriscar atirar para o ar uma hipótese de ter a ver com "o gás disponível ali à volta"... Um gás mais denso e "pesado" (moléculas de Metano e Azoto, mesmo ao virar da esquina de Saturno) do que o que há por estas bandas, no sistema solar interior "mais quente"..  Claro qué um argumento ao qual não consigo dar muita consistência e com alguns problemas porque, do lado de cá da cintura de asteróides, Marte (apesar de não ser lua) tem atmosfera também com metano, embora muito menos.. Marte tem mais dióxido de carbono, como a Terra, e Vénus então nem se fala, com a quantidade que tem!

Sei que há zonas do Sistema Solar com maiores concentrações de gases, metais, rochas, etc... Isso está relacionado com o entendimento que se tem de como se forma um sistema estelar..

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

149 perguntas

188 respostas

159 comentários

172 usuários

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...