+2 votos
23 visitas
em Acessórios de Telescópios por AstroCurioso (2.5k pontos)
Estou a pensar em querer comprar um conjunto de oculares para o meu XT8 e precisava de alguma ajuda a escolhe-las.

Estou particularmente interessado em observar a Lua e os Planetas, por isso queria comprar as lentes ideais para este objectivo, sem ter de gastar, obviamente uma fortuna.

1 Resposta

+1 voto
por Galáctico (28.6k pontos)
editado por
 
Melhor resposta

Bom, esse telescópio tem a razão  focal f/6. No mínimo, convém que as oculares sejam Plossl de boa qualidade. Por regra, para a observação  dos planetas convém que as oculares não tenham demasiados elementos ópticos, mas isso só resulta em oculares de campo aparente estreito <35o. É certo que os planetas ocupam uma pequena parcela do campo da ocular, mas como os telescópios possuem montagem altazimutal, e este modelo não é motorizado, a observação torna-se pouco prática. O que acontece é que, se o campo da ocular for estreito, o planeta foge depressa do campo, o que exige constantes retoques de pontaria. Como a observação de planetas exige amplificações consideráveis, o problema agudiza-se. 

Por outro lado as oculares de fórmula simples  (poucos elementos) têm pupila de saída demasiado próxima nas versões de distância focal curta, necessárias para bem observar os planetas (f=5,5 mm para obter 220x).

Portanto, ou se usa uma boa Barlow, evitando oculares que exijam encostar o olho, ou tem de se optar por oculares elaboradas, com pupila de saída afastada. No primeiro caso servem bem as boas plossl com barlows de bom nível. No segundo caso, cada ocular é mais cara. No caso da Lua, o campo extenso tem vantagem  também porque a Lua enche o campo com amplificações moderadas a altas. E porque se vê mais Lua para igual amplificação.

À parte o campo estreito (48o a 55o), é difícil bater em relação  preço-qualidade as boas ortoscópicas, mas estas têm pupilas de saída muito perto da última lente. Um bom compromisso qualidade-preço são as plossl da Televue, com campos de 50o. Muito melhor do que isso, com campo amplo e a trabalhar bem em f/6, implica duplicar, triplicar ou até quadruplicar o preço por cada ocular.

Guilherme de Almeida
https://galmeida50.wixsite.com/artigosediversos

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

172 perguntas

218 respostas

184 comentários

525 usuários

Contador de Visitas
...