+3 votos
47 visitas
por (180 pontos)
Se o corpo q sofre a atração de um buraco negro, atingir a velocidade da atração q sofre,é possível  ultrapassar o buraco negro,sem sofrer a espaquetificacao?

1 Resposta

+1 voto
por Super-Nova (14.5k pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta

Esparguetificação e fuga a atração gravitacional de um buraco negro são coisas que dependem da distancia a que se esta do buraco negro (e da massa deste).

A Esparguetificação acontece em situações onde o campo gravitacional e' não apenas muito forte, mas com grandes variações de um ponto para o outro (na direcção radial do objecto responsável pela gravidade). Acontece porque, no caso de um hipotético astronauta a mergulhar de cabeça num buraco negro, por exemplo, a força da gravidade na cabeça e' muito mais forte do que nos pés do sujeito, o que força o nosso astronauta a "esticar".

Evitar Esparguetificação e' então apenas uma questão de evitar a area em redor do buraco negro onde o campo gravitacional e' suficientemente forte para o efeito ocorrer (depende da massa do buraco negro). Não e' uma questão de velocidade, ja que a gravidade exercida pelo buraco negro e' independente da velocidade do objecto que se aproxima dele.


O proprio acto the "ultrapassar" o buraco negro depende da distancia a que estamos dele. Se substituíssemos instantaneamente o Sol por um buraco negro da mesma massa, gravitacionalmente não notaríamos qualquer diferença. Haveriam algumas complicações, como o facto de 8 minutos mais tarde deixarmos de ter luz, mas em termos de gravidade todo o Sistema Solar continuaria como se fosse ainda o Sol que estivesse no sitio. Contudo, se se aproximamos demasiado de um buraco negro, corremos o risco de cair no horizonte de eventos. Esta e' "fronteira", que depende também da massa do buraco negro, para alem da qual a luz não pode escapar a gravidade do buraco negro porque a velocidade requerida para isso (velocidade de escape) e' superior a velocidade da luz (mais ou menos 300 000 km/s).

Como nada pode viajar mais rápido que a luz, para la de um horizonte de eventos nada pode escapar a um buraco negro.

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

174 perguntas

218 respostas

184 comentários

646 usuários

Contador de Visitas
...