Como saber o numero de uma determinada Mancha Solar?

+3 votos
251 visitas
perguntou Out 4, 2013 em Astrofotografia por Fernando Fernandes AstroCurioso (1,810 pontos)
recategorizado Out 4, 2013 por João Clérigo

Raramente tiro fotografias ao Sol. Vejo que há "colegas" amadores que quando tiram fotografias ao Sol, colocam numeros ao lado das manchas Solares. Que numeração é esta e como se obtêm?

  

2 Respostas

+2 votos
respondida Out 24, 2013 por Filipe Dias Astrónomo Avançado (6,410 pontos)
editado Out 24, 2013 por João Clérigo
 
Melhor resposta

Esses "códigos" costumam ser  do género "AR 12345"...

Onde AR significa "Active Region", e o número a seguir (mais precisamente poderia ser "NOAAA 12345") é que realmente "identifica" a mancha (grupo de manchas / região activa) -- neste caso com a numeração produzida / publicada em boletim pelo NOAA. É uma numeração sequêncial ligada à ordem com que os grupos de manchas são identificados, em geral quando transitam o disco solar de Este para Oeste (rotação aparente da superfície do Sol).

Para ajudar à confusão, em 2002 a numeração atingiu os 10000 (5 dígitos), mas os boletins continuam a usar o formato de 4 dígitos, ou seja podem começar a haver grupos de manchas com numeração aparentemente repetida. é preciso acrescentar o 5º digito "1" do lado esquerdo. Ainda há mais um pormenor interessante, é que para ser atribuído um identificador à região activa é necessário que dois observatórios a observem (não chega uma única observação, excepto se for observado um "flare"!).

Esta numeração começou a ser usada assim e de forma sequencial em 1972 (5 de Janeiro). Como se trata de uma observação no disco solar do ponto de vista da Terra, a numeração ignora o facto de a mancha durar mais do que 27 dias (uma rotação do Sol) caso em que pode receber um novo número se sobreviver esse tempo.

-- Simples, hein? :)

Outro sítio na internet, talvez mais prático para explorar temporalmente ou por grupos de regiões activas: http://www.solarmonitor.org/index.php

Em pesquisas em inglês sobre estes assuntos, não confundir este código ("active region number") com o "sunspot number" (número relativo de manchas solares, Wolf number (also known as the International sunspot number, relative sunspot number, or Zürich number)). Esse número corresponde a uma indicação da actividade do Sol, para o qual pode haver dois valores oficiais, um calculado pelo National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) americano, outro pelo Solar Influences Data Center (SIDC) do Observatório Real da Bélgica. Estas são as duas entidades internacionais oficiais para acompanhamento e registo da actividade solar. (É bom haver duas entidades, para que ambas possam observar a mesma mancha e lhe ser atribuída um número, assim como a vantagem que é ter uma de um lado do planeta (EUA) e outrao do outro (Bélgica), para se observar o Sol dia e "noite"! ;)

Referências: 

0 votos
respondida Out 12, 2013 por Guilherme de Almeida Super-Nova (24,440 pontos)

A resposta pode obter-se aqui:

http://spaceweather.com/

 

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

146 perguntas

186 respostas

157 comentários

176 utilizadores

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...