+3 votos
578 visitas
em Telescópios por Stardust (300 pontos)
Como calcular a ampliação quando estou a fotografar com foco primário? O meu telescópio tem 1200 mm de distância focal e uso uma Canon 650d. Obviamente sem objetiva nem ocular.

1 Resposta

+1 voto
por Galáctico (34.1k pontos)

Caro José Bento,

É importante saber se está a referir ampliação em relação a quê.
Se é em relação a uma objectiva de 50 mm  reais (sem entrar em conta com o factor de 1,6 que certas câmaras têm, em virtude do tamanho do chip), a ampliação é 1200/50=24x.
Ou seja, se a imagem de um certo objecto apresenta a dimensão de 2 mm no chip, com a objectiva que lhe está a servir de critério (50 mm reais), então com o telescópio, no foco primário, esse objecto, no mesmo chip apresentará 24x2=48 mm (pode não caber todo no chip e neste caso específico não cabe todo no chip).

Generalizando, se a distância focal real for f numa qualquer objectiva de referência, no foco principal a imagem formada terá a ampliação A=1200/f.

Se a distância focal gravada no bordo da objectiva da câmara for equivalente para o formato padrão 24 mm x 36 mm (com o tal factor 1,6), nesse caso a ampliação será

A' =1,6x1200/ f.

Por exemplo, a imagem da Lua, no foco de uma objectiva de 50 mm de focal (reais) tem no chip um diâmetro diminuto (~0,44 mm). No foco principal desse telescópio o diâmetro da imagem da Lua, no chip, medirá 10,56 mm (=24x0,44 mm).

Em qualquer dos casos, chamamos neste caso "ampliação" ao quociente da medida do tamanho da imagem de um dado objecto no chip, no foco principal do telescópio, em comparação com o tamanho da imagem do mesmo objecto no chip, quando a câmara está a ser usada com a sua objectiva.

Se for preciso alguma informação adicional, disponha.  Pode encontrar mais informação útil no meu site https://galmeida50.wixsite.com/artigosediversos

Guilherme de Almeida

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

190 perguntas

247 respostas

215 comentários

2.8k usuários

Contador de Visitas
...