Bom, as coisas não são assim tão directas.
Por exemplo, o facto de se dizer que a "atmosfera" lunar tem 23% de hidrogénio e que a atmosfera terrestre tem 21% de oxigénio pode levar, se estivermos distraídos, a pensar que a "atmosfera" lunar tem uma quantidade de hidrogénio (23%) quase igual à quantidade de oxigénio da Terra (21%).
Ora, a "atmosfera" da Lua tem uma massa por unidade de volume (junto à sua superfície ) de menos de
1/100 000 000 000 000 da massa de igual volume de atmosfera terrestre.
Ou seja, por outras palavras mais convincentes, 1 metro cúbico de "atmosfera lunar", junto à superfície de Lua tem menos de 1/10^14 do número de moléculas existentes em igual volume de atmosfera terrestre ao nível do mar. Por isso os 21% e 23% atrás referidos reportam-se a realidades muito diferentes. Foi por isso que atrás escrevi "atmosfera" da Lua. O que lá está é uma "atmosfera residual", eventualmente alimentada, de forma muitíssimo escassa, por evaporação/libertação de gases a partir dos materiais do solo lunar
A expectativa de produzir oginénio por queima de uma infinitésima porção de hidrogénio seria ineficaz, para dizer o mínimo. E de onde viria o oxigénio necessário a essa queima?
Mesmo que tudo o mais fosse possível e de ser verdade, e não é, a gravidade lunar não é capaz de reter uma atmosfera, pelo simples facto de a velocidade de escape na Lua ser muito inferior à que que se verifica na nossa Terra (2,4 km/s na Lua e 11,2 km/s na Terra). Assim sendo mesmo que por artes magicas se criasse uma atmosfera na Lua ela (essa atmosfera) ia-se embora rapidamente. De facto, a velocidade média de uma molécula de oxigénio, numa atmosfera aquecida pelo Sol, excede facilmente aquele valor de 2,4 km/s. Adeus atmosfera selenita (do grego Selene=Lua).
A "coisa" só seria possível contendo uma pequena atmosfera dentro de um espaço fechado, provavelmente em cúpulas montadas na superfície lunar. E esse ar teria de ser levado inicialmente da Terra e depois mantido, controlado e reciclado com auxílio de plantações dentro dessas estações montadas na superficie lunar. Mas sair cá para fora e caminhar alegremente na vertente da orla de uma cratera, a respirar ar lunar, fresco e primaveril, isso não...
Mais informação em http://en.wikipedia.org/wiki/Atmosphere_of_the_Moon
GA