SuperMoon (Super-Lua) é um termo utilizado para designar uma Lua que por estar mais próxima se vê, aparentemente, com tamanho maior. Um pouco maior, mas nada de assustador. Devido à forma elíptica da órbita da Lua em torno da Terra, a Lua passa por uma posição mais próxima da Terra (o perigeu) e por outra mais afastada (a apogeu).
Quando a fase de Lua-cheia ocorre no perigeu ou próximo do perigeu, diz-se que é uma super-Lua. Tecnicamente, o critério para uma super-Lua exige que a distância a que ela está da Terra, na fase cheia, seja inferior a 110% da distância no perigeu.
Se ocorre uma segunda vez Lua-cheia no mesmo mês (independentemente das distâncias) diz-se que é uma Blue Moon (Lua azul, termo apenas tradicional, sem nada a ver com a cor da Lua).
Quanto à cor de sangue, ela tem outra explicação. Se pensarmos bem, na fase da totalidade, a Lua eclipsada (que é necessariamente na fase de Lua-cheia) não se deveria ver, pois está toda na sombra da Terra. Porque se vê então? Porque a luz solar atravessa a atmosfera da Terra, passando pelo anel de atmosfera terrestre contido aproximadamente num plano que passa pelo centro da Terra e é perpendicular a um segmento que ligasse a Terra à Lua. A atmosfera terrestre serve de filtro, e a luz solar, ao travessá-la refracta-se (desvia-se ligeiramente, no sentido do segmento que liga a Terra a Lua), essa luz chega à Lua,
Ora, a travessia muito oblíqua da luz na atmosfera terrestre é uma longa travessia, por ser luz quase na horizontal, nas regiões de atravessamento. Por isso ocorre difusão da luz, tornando essa luz alaranjada.
A luz, assim iluminada, embora fracamente é visível de forma ténue e subtil, mas numa tonalidade avermelhada. A este efeito associa-se a eventual presença de fumos de incêndios florestais e partículas resultantes de vulcânicas, que tornam o ar menos transparente. Por isso, a cor com que se vê a Lua-cheia totalmente eclipsada pode variar do alaranjada, avermelhado, cinzento ou até mesmo cinzento muito escuro, tornando a Lua eclipsada quase invisível, devido a invulgar opacidade atmosférica em certas ocasiões.
Existe até uma escala de cores da Lua-cheia eclipsada,
a Escala de Danjon: https://es.wikipedia.org/wiki/Escala_de_Danjon
A resposta correspondeu às suas expectativas? Se correspondeu, dê-lhe o seu voto.
Guilherme de Almeida
http://www.platanoeditora.pt/?q=N%2FSEARCHBOOKS%2F92&searchKeys=Guilherme+de+Almeida&ano=&sType=AUTHOR